Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Assistência Estudantil

Assistência Estudantil

por bruno.castro publicado 22/04/2016 14h57, última modificação 23/06/2016 10h01
A Assistência Estudantil no IFMG

O Programa de Assistência Estudantil - PAE, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, configura-se num conjunto de princípios e diretrizes que orientam o desenvolvimento de ações capazes de democratizar o acesso e a permanência dos estudantes na educação pública federal. Tem como objetivos:

• Minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais e favorecer a permanência dos estudantes no Instituto, até a conclusão do respectivo curso;

• Diminuir a evasão e o desempenho acadêmico insatisfatório por razões socioeconômicas;

• Reduzir o tempo médio de permanência dos estudantes entre o ingresso e a conclusão do curso;

• Inserir os alunos em atividades culturais e esportivas como complemento de suas atividades acadêmicas; e

• Contribuir para a inclusão social pela educação.

Categoria de benefícios

O Programa de Assistência Estudantil do IFMG subdivide a concessão de benefícios em cinco categorias:

• por critérios socioeconômicos;

• por mérito acadêmico;

• por necessidades educacionais especiais;

• complemento das atividades acadêmicas; e

• Seguro Escolar.

Os benefícios ofertados a partir de critérios socioeconômicos são: o auxílio moradia, o auxílio alimentação, o auxílio transporte, a auxílio atividade e o auxílio creche. Estes auxílios visam reduzir os índices de evasão, de retenção e o baixo desempenho acadêmico decorrentes da insuficiência de condições financeiras, sendo concedidos aos estudantes dos níveis técnicos e de graduação na modalidade presencial, conforme critérios estabelecidos em instrução normativa.

Os benefícios concedidos por mérito acadêmico são: as bolsas de iniciação científica (PIBIC, PIBIC-JR, PIBITI, PIBITEC), as bolsas de extensão (PIBEX e PIBEX-JR), a bolsa monitoria, a bolsa tutoria e a bolsa complementação. As bolsas de mérito acadêmico têm por objetivos contribuir na formação acadêmica e profissional dos alunos e fomentar as atividades de ensino, pesquisa e extensão no IFMG.

O apoio ao estudante com necessidades educacionais especiais visa promover o acesso, a participação e a aprendizagem do aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação, através da oferta de apoio pedagógico e de outros recursos necessários para desenvolvimento acadêmico e social do assistido.

A Assistência Estudantil do IFMG também promove o apoio a ações que complementem as atividades acadêmicas, por meio da concessão de auxílio financeiro aos estudantes e da destinação de recursos voltados para promoção de práticas culturais e esportivas. As ações contempladas com este apoio são: as visitas técnicas, a participação discente em eventos, as atividades esportivas e culturais e o bolsa atleta.

O Seguro Escolar oferece ao estudante assistência em caso de acidente pessoal, dentro e fora do campus, 24 horas por dia, inclusive, durante as férias escolares. São beneficiários do Seguro Escolar todos os alunos matriculados e frequentes nos cursos regulares do IFMG.

Coodenação do Programa de Assistência Estudantil do IFMG

O Programa de Assistência Estudantil do IFMG tem sua coordenação geral sob a responsabilidade da Diretoria de Assistência Estudantil - DIRAE, na Reitoria, sendo auxiliado, nos campi, pela Coordenação de Apoio ao Educando ou setor equivalente.