Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa e Pós-Graduação > Pós-graduação

Pós-graduação

por bruno.castro publicado 22/04/2016 15h05, última modificação 08/09/2016 11h29

 

 


 

A Coordenação de Pós-Graduação tem por objetivo maior fomentar o desenvolvimento dos programas e cursos de pós-graduação no IFMG, bem como dar suporte aos Programas de Pós-Graduação em vigência na instituição. Neste sentido, tem papel decisivo na implementação do processo de verticalização de ensino do IFMG, procurando atuar nas vertentes do ensino técnico, superior e pós-graduação e, afinal, criando um ambiente que favoreça ações de pesquisa e extensão.

A Coordenação de Pós-Graduação assessora e supervisiona a elaboração de novos projetos de cursos de Pós-Graduação, que devem ser encaminhados ao Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, e para o Conselho Superior, quem deverá, em última instância, aprovar o funcionamento do curso. A coordenação acompanha e supervisiona o desenvolvimento dos cursos de Pós-Graduação, em conjunto com os representantes da pós-graduação em cada campus, que podem ser os gestores da pasta de Pós-Graduação e os coordenadores de curso. A coordenação de Pós-Graduação também procura informar à comunidade acadêmica as oportunidades de inserção em programas de apoio à pós-graduação das agências de fomento (CAPES, CNPq e instituições diversas), bem como as possibilidades de realização de parcerias com outras IES no Brasil e no Exterior.

Como resultado destes esforços, o IFMG passou a contar com a oferta vários cursos de Pós-graduação. No ano de 2014, a CAPES autorizou o funcionamento do primeiro curso de Mestrado de nossa instituição, em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental. Além disso, a instituição conta com cursos de especialização na área de Educação Matemática, Engenharia de Segurança do Trabalho, Educação Especial com Ênfase em Libras, Meio Ambiente, Pecuária de Leite com ênfase em tecnologias sociais. Todos esses cursos foram criados em sintonia com as tentativas de verticalização dos currículos e com a necessidade de atender às demandas dos arranjos produtivos dos Campi onde os cursos estão instalados. E sistematicamente a Coordenação de Pós-Graduação tem atuado para ampliar a oferta de cursos, através da realização de eventos que possam discutir a manutenção e a ampliação de programas de pós-graduação, como o Simpósio de Pós-Graduação, evento que ocorre anualmente em um dos campi do IFMG.

 

 

Criação de cursos

(Lato Sensu) Especialização:

Os cursos de pós-graduação lato sensudo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais complementam a formação ofertada pela graduação institucional com o intuito de proporcionar ao estudante ensino verticalizado e de qualidade, com elevado padrão técnico, científico e profissional.

Uma vez manifestada a intenção de criar um curso, seja por parte de um departamento/área ou grupo de professores de diferentes áreas, os mesmos deverão elaborar um projeto pedagógico. Para isso, é necessário utilizar o formulário para Criação de Curso Lato Sensu (Resolução nº 22 de 16 de julho de 2010) e encaminhar o projeto à Coordenação de Pós-Graduação da PRPPG para apreciação e institucionalização.

Acesse aqui o Formulário para Criação de Curso




(Stricto Sensu) Mestrado e Doutorado:

 As propostas de criação de cursos Stricto Sensu deverão ser submetidas à Capes pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMG, por via eletrônica, no prazo fixado pelo calendário para APCN - Apresentação de propostas de curso novo.

O processo de avaliação de propostas de cursos novos se processa de acordo com etapas e instruções específicas, conforme as seguintes etapas:

Etapa 1: Submissão das propostas à Capes

Etapa 2: Análise das Comissões de área da Capes

Etapa 3: Análise e decisão pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES)

Etapa 4: Deliberação do Conselho Nacional de Educação/MEC

Consulte aqui: Como submeter propostas de cursos à avaliação pela CAPES