Você está aqui: Página Inicial > IFMG Arcos abre inscrições para cursos técnicos gratuitos
conteúdo

Notícias

IFMG Arcos abre inscrições para cursos técnicos gratuitos

Programa Trilhas de Futuro, iniciativa do Governo de Minas, é voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas.
publicado: 23/08/2021 14h59, última modificação: 23/08/2021 14h59

.O IFMG Arcos, em parceria com o Governo de Minas, vai ofertar 160 vagas em cursos técnicos gratuitos, através do Programa Trilhas de Futuro. São 4 cursos: Técnico em informática, Técnico em Mecânica, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Eletrotécnica. As aulas serão no período noturno, e com previsão de início em outubro.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 02 de setembro. Para concorrer a uma das vagas o candidato deve ser inscrever exclusivamente através do site www.trilhasdefuturo.mg.gov.br. Além da formação gratuita, todos os alunos selecionados para participar receberão vale-transporte e alimentação.

 Quem pode participar

Podem se inscrever para as vagas dos cursos técnicos do Projeto Trilhas de Futuro estudantes regularmente matriculados no 2º e 3º anos do ensino médio, estudantes regularmente matriculados em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio, e jovens que concluíram o ensino médio.

 Trilhas de Futuro

O projeto é uma iniciativa do Governo de Minas que tem como objetivo oferecer, gratuitamente, aos jovens, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.

Os cursos serão oferecidos gratuitamente por instituições credenciadas, em 110 municípios mineiros.

A definição dos municípios prioritários e dos cursos que serão oferecidos foi feita a partir da escuta do setor produtivo, de estudos de empregabilidade e da demanda da rede estadual de ensino. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) fez um mapeamento com empresas mineiras que responderam a um questionário e apontaram suas demandas por mão de obra.