Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Covid19: Orientações aos Estudantes

Covid19: Orientações aos Estudantes

por vivian.andaki publicado 09/02/2022 10h25, última modificação 22/02/2022 16h09

Cuidados Gerais:

• Uso universal e correto de máscaras cobrindo boca e nariz;

• Lavagem ou higienização das mãos e etiqueta respiratória;

• Vacinação

EM CASO DE SINTOMAS OU CONFIRMAÇÃO DE COVID-19

Realize a notificação ao Campus Betim por meio de  formulário (acesso com e-mail xxxxx@academico.ifmg.edu.br). Em caso de dificuldades, entre em contato pelo 3532-5930 (Whatsapp).

1. Caso haja contato ou coabitação com pessoa que apresente sintomas, informe imediatamente à coordenação do curso matriculado, através de formulário (acesso com e-mail xxxxx@academico.ifmg.edu.br). Entre em isolamento preventivo até que a pessoa realize o exame para detecção de Covid, respeitando o prazo estipulado pelos órgãos de saúde. Se o teste der negativo, volte à escola normalmente.

2. Em caso de coabitação com pessoa que testou positivo para Covid, permaneça em isolamento durante o período de isolamento da pessoa infectada. Estude remotamente, procure seus colegas de turma de forma virtual para atualização dos conteúdos ministrados, acompanhe o AVA e realize as atividades indicadas pelos professores.

3. Em situação de teste positivo para Covid, permaneça em isolamento no prazo estipulado pelos órgãos de saúde e solicite as orientações ao seu professor/a para que tenha acesso às atividades remotas. Caso esteja sem condições de estudar, apresente atestado médico à Coordenação de Curso para que eles informem aos seus professores.

4. Mantenha arquivados exames, receituários e outros documentos que possam ser solicitados posteriormente.

5. A Coordenação do Curso avisará aos professores via e-mail sobre esta situação específica do estudante por meio de informativo enviado, pelo menos, duas vezes por semana.

6. O docente deverá disponibilizar a aula (se tiver gravado) ou o material utilizado em sala de aula no AVA para que o estudante possa acompanhar remotamente e deverá repetir as atividades avaliativas realizadas nos dias do afastamento. No caso de provas, há no calendário dias previstos para a segunda chamada.

7. O estudante deverá acompanhar junto ao professor a aplicação das atividades avaliativas. Caso o professor não repita a atividade, o estudante deverá procurar a Coordenação de Curso para os encaminhamentos necessários.

RECOMENDAÇÕES DE ISOLAMENTO PARA INDIVÍDUOS

Para indivíduos assintomáticos confirmados laboratorialmente para COVID-19, deve-se manter o isolamento e as medidas adicionais de prevenção e controle, suspendendo-os após 10 dias completos da data de coleta da amostra.

O isolamento pode ser suspenso no 5º dia completo a contar da data da primeira coleta, desde que permaneça assintomático durante todo o período e com resultado não detectado, realizado no 5º dia completo a contar da data da primeira coleta.

Caso o indivíduo não tenha acesso ao teste, tenha tido contato com alguém positivado ou apresente algum sintoma leve, poderá suspender o isolamento apenas depois do 7º dia que estiver assintomático.

QUARENTENA DE CONTATOS:

A quarentena é recomendada quando ocorre o contato próximo desprotegido com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.

O período indicado para a quarentena é de 14 dias após a data da última exposição ao caso suspeito ou confirmado. Contudo, segundo orientações do CDC, a quarentena pode ser reduzida para 7 dias se o indivíduo for testado a partir do 5º dia do último contato e tiver resultado negativo e não apresentar sintomas no período. Cabe ressaltar que nessa situação o monitoramento dos sinais e sintomas deve ser continuado até o 14º dia e as medidas gerais de prevenção e controle devem ser reforçadas.

Tanto para o isolamento de indivíduos suspeitos e confirmados quanto para a quarentena dos seus contatos, é necessário que os indivíduos procurem uma unidade de saúde e sejam avaliados por um profissional, que emitirá um atestado médico para afastamento durante o período recomendado.

Fontes:

https://www.mg.gov.br/sites/default/files/paginas/imagens/minasconsciente/protocolos/minas_consciente_protocolo_v3.12_revisado_1.pdf - acesso em 07.02.22

https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/publicacoes-tecnicas/guias-e-planos/guia-de-vigilancia-epidemiologica-covid-19. Acesso em 08.02.22

IFMG - Recomendações da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas em casos de suspeita ou sintomas de Covid - Comunicação datada de 01.02.2022, às 12:15 por e-mail.