Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Serviços secretaria > Solicitação de Aproveitamento de Estudos (Dispensa de Disciplina)

Solicitação de Aproveitamento de Estudos (Dispensa de Disciplina)

por comunicacao publicado 15/09/2017 11h07, última modificação 27/03/2024 16h41

O aproveitamento de estudos consiste na possibilidade de o discente aproveitar, em seu curso atual, disciplinas cursadas com aprovação em cursos do mesmo nível de ensino no IFMG ou em outras instituições.

Disponível apenas em períodos estabelecidos em Calendário Acadêmico.

Conheça o fluxo de avaliação dos pedidos de Aproveitamento de Estudos aqui.

Documentação obrigatória:

- O aluno deve anexar, para cada pedido de equivalência solicitada, os documentos abaixo:

1) Histórico Escolar completo, chancelado (carimbado e assinado) pela Instituição de Ensino Superior ou com certificação eletrônica, que conste a disciplina cursada com respectiva nota e frequência

2) Conteúdo Programático/Ementa da disciplina que o aluno cursou com aprovação e que utilizará para solicitar o aproveitamento de estudos. Este documento deverá estar chancelado (carimbado e assinado) pela Instituição de Ensino Superior ou com certificação eletrônica

Observação 1: Caso os documentos acima não estejam chancelados ou com certificação eletrônica, os pedidos serão automaticamente indeferidos.

Observação 2: Caso o pedido não contenha todos os documentos acima serão automaticamente indeferidos.

Informações gerais:

Formulários destinados para os estudantes que ingressaram antes de 2023 (PPC velho).

Aproveitamento de estudos - 2024/1° semestre

Formulários destinados aos estudantes que ingressaram a partir de 2023 (PPC novo)

Aproveitamento de estudos - 2024/1° semestre - Ingressantes a partir de 2023

Para cada pedido de aproveitamento de estudos que for feito por disciplina, o requerimento de aproveitamento de estudos, o procedimento abaixo deverá ser seguido:

1. Preencher o formulário disponível no site do IFMG,

2. Fazer o upload de um único arquivo no formato pdf*, salvo no padrão NOME DO ALUNO - DISCIPLINA, com:

- Histórico escolar chancelado ou com certificação eletrônica, contendo a disciplina constante do requerimento;

- Programa completo da disciplina cursada na instituição de origem que será fornecida para o aproveitamento da disciplina do IFMG (Conteúdo Programático/Ementa da disciplina), constante do requerimento, chancelado ou com certificação eletrônica.

*Para juntar todos os documentos em um único documento no formato pdf, existem aplicativos on-line que executam tais operações, tais como:

Resultado do Processo:

CONFIRA AQUI O RESULTADO (atualizado em 12/06/2023)

Pareceres possíveis: deferido, indeferido ou em análise (o requerimento está sendo analisado).

Em caso de indeferimento por falta de documentos comprobatórios e/ou sem autenticação eletrônica/ chancelados, o aluno deverá entrar com um novo pedido, conforme calendário acadêmico e a disponibilidade de formulário.

Recursos:

Sendo indeferido o requerimento, o aluno tem o prazo de dez dias corridos, contados a partir da data em que o indeferimento foi liberado, para recorrer da decisão, apresentando novas razões que possam justificar novo julgamento**. O requerimento do recurso deve ser feito nesse link

** Caso o indeferimento do pedido seja por não conter todos os documentos (Histórico Escolar/Conteúdo Programático/Ementa da disciplina) não deve ser apresentado recurso.

Dúvidas ou esclarecimentos: Direção de Ensino