Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Betim premia equipes da Olimpíada de História

Campus Betim premia equipes da Olimpíada de História

publicado: 07/12/2017 10h07, última modificação: 07/12/2017 10h07

No dia 30 de novembro foi realizada a premiação das equipes medalhistas na I Olimpíada de História do Campus Betim. A competição foi realizada com 60 equipes, compostas por 3 estudantes, orientadas por um monitor de História. Dez equipes foram premiadas: três com medalha de ouro, três de prata e quatro com a de bronze.

Segundo o professor Gabriel Amato, o engajamento dos estudantes na Olimpíada surpreendeu positivamente. Para ele, isso se deve ao fato de “as equipes terem sido incentivadas a perceberem que a História está em nosso cotidiano e nos ajuda a entender processos e conflitos do nosso presente, nos quais podemos intervir.”

A professora Martha ressalta que a equipe pretende repetir a atividade no próximo ano e entende que a Olimpíada interna motiva os alunos a participarem na Olimpíada Nacional de História do Brasil, organizada anualmente pela Unicamp.

As equipes resolveram questões e executaram tarefas de caráter histórico durante as três fases da Olimpíada. As relações entre arte e censura, na ditadura militar brasileira e no tempo presente; a formação do Estado moderno espanhol e o separatismo catalão contemporâneo; o papel das mulheres ao longo da história do Brasil; e a situação dos refugiados em nosso país foram alguns dos temas abordados. Em questões de temas tão variados, os estudantes foram desafiados a analisar fontes de época (fotografias, textos, charges, memes, propagandas, cartas, artigos de jornal) e a refletir sobre textos de caráter historiográfico.

Confira aqui fotos da premiação.

Medalhas de Ouro:

Verdade absoluta imutável: Vinicíus Vertello, João Brandão e Igor Maicon. Gustavo Panza (monitor).

BR.A.S.A: João Alves, Raphael Silva e Julio Souza. Melyssa Xavier (monitora).

History Channel: Ana Valle, Gabrielly Morais e Maria Eduarda Mendonça. Melyssa Xavier (monitora).

Medalhas de Prata:

Iotopia: Arthur Medeiros, Vinícius Pinheiro e Ana Flávia. Gabriela Rêgo (monitora).

Jesus é Top: João Victor Freire, Bernardo Souza e Amanda Correia. Gustavo Panza (monitor).

Historiadores de Plantão: Milena Silva, Samuel Condé e Isabella Pinho. Gustavo Panza (monitor).

Medalha de Bronze:

Caravelas: Roberta Martins, Luiza Carolina, Larissa Rabella. Rafaela Dantas (monitora).

Esquipe Tupã: Letícia Céu, Sarnyris Rodrigues e Daniel Oliveira. Melyssa Xavier (monitora).

Historiadores da Akira: Pedro Brandão, Stheffany Campos, Maria Luiza Pena. Gabriela Rêgo (monitora).

Revolucionários da História: Gabriel Dias, Felipe Rabelo e Bruna Santos. João Freitas (monitor).

Comissão Organizadora da Olimpíada: Gabriel Amato, Martha Rebelatto, Paula Elise Soares e Rosalba Lopes, alunas Fernanda Obici (2º ano) e Gabriellen Faria (3º ano)