Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipes do Campus Betim avançam na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Equipes do Campus Betim avançam na Olimpíada Nacional de História do Brasil

publicado: 02/06/2017 09h05, última modificação: 02/06/2017 11h02
Professores Martha Rebelatto, Paula Elise e Gabriel Amato com os estudantes das equipes participantes da Olimpíada Nacional de História do Brasil.

Treze equipes de estudantes do IFMG-Campus Betim estão classificadas para a quarta fase da 9ª Olimpíada Nacional de História do Brasil. Promovida pela Universidade de Campinas (Unicamp) desde 2009, a competição está organizada em cinco fases a distância e uma fase presencial que acontecerá em agosto deste ano. A cada semana, as equipes devem resolver problemas históricos a partir da análise de documentos de época. Nunca há apenas uma resposta correta nas questões, o que demanda uma discussão e análise conjunta dos alunos com os professores de História. Além disso, cada semana conta também com uma tarefa de caráter histórico. A tarefa da quarta fase é a produção de um pasquim sobre o ensino de História.

No início eram 12.028 equipes inscritas, mas apenas 4.583 equipes avançaram para a quarta fase. Wellington Eustáquio, membro da equipe Pingus, decidiu participar da Olimpíada devido à sua afinidade com a disciplina de História na escola. Seus assuntos favoritos são as Revoluções francesa e inglesa. Segundo Malyssa Xavier, da equipe As Curie do Amaral, a Olímpiada reforça o trabalho coletivo. Além disso, ela afirma que “todos os documentos de época e os problemas das atividades tem uma relação com o nosso tempo, nos fazendo compreender o presente.”

As equipes são orientadas pelos professores de História do campus: Martha Rebelatto, Paula Elise e Gabriel Amato. Para a professora Martha, “a Olimpíada aproxima os alunos da produção da História através da análise de fontes, fazendo-os pensar como historiadores e quebrando um senso-comum sobre a disciplina”.