Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro aborda envelhecimento na pandemia na perspectiva de mulheres
conteúdo

Notícias

Livro aborda envelhecimento na pandemia na perspectiva de mulheres

publicado: 26/11/2021 15h34, última modificação: 26/11/2021 15h36

O volume 2 do livro "(Im)permanências: História Oral, Mulheres e Envelhecimento na Pandemia", a ser lançado no dia 03/12/2021, pela  Editora Letra e Voz, conta com um capítulo escrito pela professora Paula Elise Ferreira Soares - em colaboração com Carolina Dellamore - e outro capítulo do professor Lucas Carvalho S. A. Pereira. 

O livro, dividido em 2 volumes, reúne entrevistas realizadas com 40 mulheres de trajetórias políticas, sociais e profissionais plurais, versando sobre seus processos de envelhecimento no período pandêmico. A obra é fruto de parceria entre Fiocruz Minas, Labhoi-Uff, Rede Covid Humanidades e o projeto Gênero e Covid, resultando em um trabalho coletivo de construção de um acervo de história oral com testemunhos sobre o nosso tempo.

Paula Soares e Carolina Dellamore entrevistaram a professora Magda Neves, militante e intelectual, professora aposentada do departamento de Ciência Política da UFMG. A entrevista aborda os tempos sombrios em duas dimensões, durante a ditadura militar brasileira e durante a pandemia. 

Já Lucas Pereira entrevistou a policial civil aposentada, do Espírito Santo, integrante e uma das coordenadoras do Movimento Policiais Antifascismo, Maria Vasconcelos. A entrevista aborda suas experiências de militância política como policial civil e de envelhecimento, além das mudanças cotidianas causadas pela pandemia de Covid-19.

O lançamento ocorrerá no dia 03 de dezembro às 14h30 no  Link do Zoom: https://us06web.zoom.us/j/7902191870

O professor Lucas e a professora Paula, juntamente com a professora Martha Rebelatto, compõem o Grupo de Pesquisa de História Oral e Mundos do Trabalho do IFMG-Campus Betim.