Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do Campus Betim publica capítulo de livro

Professor do Campus Betim publica capítulo de livro

publicado: 11/12/2017 08h49, última modificação: 11/12/2017 08h49

O professor Lucas Carvalho Soares de Aguiar Pereira, da área de história do IFMG-Campus Betim, contribuiu com um dos capítulos do livro Historia de la cuestión criminal en América Latina, publicado em novembro pela Prohistoria Ediciones, que reúne um conjunto selecionado de trabalhos apresentados no  Simposio Internacional “Historia y Cuestión Criminal en América Latina” realizado em 2014 na Universidad Nacional del LItoral em Santa Fé, Argentina. O livro foi organizado por dois importantes professores e pesquisadores, Lila Caimari e Máximo Sozzo, que têm produzido importantes e inovadores trabalhos historiográficos sobre a criminologia, polícia e crime no século XIX e XX.

O trabalho de Lucas, "El policía mineiro en la historia: narraciones históricas de las fuerzas militares de Minas Gerais y la figura del policía militar" (O policial mineira na história: narrações históricas das forças militares de Minas Gerais e a figura do policial militar), analisa a formação e a circulação de representações que policiais militares mineiros produziram sobre seu passado e sobre a figura do soldado mineiro nos impressos que escreveram a história da instituição no século XX. Segundo Lucas, esse trabalho busca contribuir para diminuição da lacuna existente nas ciências sociais de análises que abordem as polícias militares de Minas Gerais do ponto de vista historiográfico. Nesse sentindo, insere-se em uma clássica tradição da produção europeia e latinoamericana de indagar sobre os processos de formação das identidades policiais e de seus laços de pertencimentos às corporações.

De acordo com Lucas,  a produção desse capítulo foi fundamental para o construção do conceito de história pública da polícia militar, desenvolvido em sua tese de doutorado, em processo de escrita; e também para a ampla divulgação das pesquisas realizadas no âmbito das universidades e institutos públicos federais no Brasil.

Confira aqui a sinopse do livro, em espanhol: https://www.prohistoria.com.ar/product_info.php?products_id=372

Lila Caimari y Máximo Sozzo, Historia de la cuestión criminal en América Latina, Prohistoria Ediciones, Rosario, 2017, 388 pp. - Actas, 29.