Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Registro Acadêmico atende mais de 700 solicitações eletrônicas no 1º semestre de 2021
conteúdo

Notícias

Registro Acadêmico atende mais de 700 solicitações eletrônicas no 1º semestre de 2021

publicado: 05/07/2021 10h24, última modificação: 05/07/2021 14h26

A equipe da Seção de Controle e Registro Acadêmico (SCRA) do Campus Betim respondeu a mais de de 700 solicitações realizadas através do site neste 1º semestre. Foram atendidas e enviadas digitalmente mais de 200 declarações de matrícula, 150 declarações de conclusão de curso e 100 Histórico Escolar.

Mesmo antes do isolamento social devido a pandemia de Covid-19, o IFMG-Campus Betim tem buscado utilizar meios virtuais para receber e emitir documentos acadêmicos de forma cada vez mais simples. A emissão de documentos acadêmicos de forma digital representa agilidade e desburocratização no atendimento, além de economia de insumos, considerando que muitas solicitações eram atendidas e os usuários não retiravam os documentos presencialmente na unidade. 

Atualmente as solicitações podem ser realizadas por meio do acesso ao site do campus e preenchimento de formulários eletrônicos específicos. Os pedidos deferidos terão os documentos emitidos e assinados eletronicamente através do Sistema Eletrônico da Informação (SEI).

Fernanda Costa, servidora do setor há 4 anos, esclarece que algumas empresas ou órgãos ainda não reconhecem a validade de documentos digitais e por isso o setor recebe alguns contatos solicitando impressão, assinatura e carimbo dos documentos. Ela afirma que isso não é necessário, pois a validade do documento pode ser confirmada pelo agente receptor informando o código verificador e o código CRC diretamente na página do SEI IFMG. De acordo com Fernanda, essa modernização é necessário e o próximo passo, já em andamento no IFMG, é a implantação do diploma digital.