Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana de C&T proporciona palestras e minicursos

Semana de C&T proporciona palestras e minicursos

publicado: 01/11/2017 15h34, última modificação: 01/11/2017 15h36

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2017, foi realizada a Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Betim. Com o tema “A Matemática está em tudo”, o evento reuniu diversas palestras e minicursos.

Para o Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Welinton La Fontaine, esse tipo de evento precisa ser valorizado pelos estudantes, pois oportuniza o acesso a conhecimentos que extrapolam o currículo dos cursos e é um dos diferenciais em estudar no IFMG.

Para as estudantes do terceiro ano de Química, Melyssa e Gabriela Sousa, a palestra "A importância do planejamento de carreira para o sucesso profissional", ministrada por Juliana Carneiro Rosa, foi muito interessante e significativa, pois as levou a refletirem mais sobre suas perspectivas futuras. Para Vinícius Lima, do terceiro ano de Automação, a palestra "Literatura-Poesia Contemporânea: Deshaicai Bloco 33 e Saraus Marginais". ministrada por Luiz Eduardo Rodrigues de Almeida Souza, foi muito interessante por ser interativa e permitir que todos participassem cantando, dançando, lendo e interpretando poesias que foram trazidas pelo palestrante.

Mostra de trabalhos

No sábado, 28/10/17, foi realizada a I Mostra de Trabalhos, com a apresentação de projetos de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvidos no IFMG-Campus Betim.

Para a professora Silvéria, coordenadora de extensão,  é muito gratificante ver os alunos empolgados em mostrar os resultados que eles obtiveram em seus trabalhos. Isso pode ser visto nas fotos que a própria professora registrou, com alunos do sexto módulo da Engenharia Mecânica, quando um integrante a buscou no corredor para mostrar seu módulo CNC (comando numérico computadorizado).

Na mostra de trabalhos também foram realizadas apresentações sobre a cultura hispânica. Os alunos do 3º ano técnico integrado, orientados pela professora de espanhol, expuseram cartazes com curiosidades de países de língua espanhola além de apresentarem música, poesia, culinária e danças do mundo hispânico no encerramento do evento.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT é realizada sempre no mês de outubro, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A SNTC conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. O evento tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Confira outras fotos aqui: https://photos.app.goo.gl/AASRQtZtepZCfIa02