Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Congonhas se destacam em evento de inovação
conteúdo

Notícias

Alunos do Campus Congonhas se destacam em evento de inovação

publicado: 20/05/2019 15h12, última modificação: 20/05/2019 15h41

Os alunos do IFMG Campus Congonhas se destacaram durante a realização do 1º Startup Weekend Congonhas, que marcou o pré-lançamento do QG de Inovação do município. As equipes que desenvolveram os três projetos finalistas e também o projeto que recebeu Menção Honrosa, tinham entre seus integrantes alunos da instituição. 

A startup “Viaje Já”, com a participação do aluno Fernando Baia do Curso de Engenharia de Produção do IFMG Campus Congonhas, conquistou o primeiro lugar. A equipe ganhadora partiu da dificuldade das pessoas em definir para onde viajar e como fazer o roteiro da viagem.

Em 2º lugar, ficou a startup “Meu Sócio”, com a participação das alunas Ana Gabriela Borges e Bruna Sales Ferreira do Curso de Engenharia de Produção do IFMG Campus Congonhas, que pretende juntar programadores que não possuem ideia com pessoas que possuem ideias. 

E, em 3º lugar, a startup “Avalia Aí”, com a participação das alunas Ana Paula Andrade e Daphne Oyarce do Curso de Engenharia de Mecânica do IFMG Campus Congonhas, cuja proposta é a avaliação das condições de carros usados para compra. 

A menção honrosa ficou com a startup “Respire” que propôs o desenvolvimento de um aplicativo que funcionaria como um diário virtual. Integraram a equipe os aluno Dyego Fernandes e Jefter Victor Gonçalves do Curso de Engenharia de Mecânica e Taciane Mapa do Curso de Engenharia de Produção do IFMG Campus Congonhas. 

O Startup Weekend é um evento em que estudantes e profissionais diversos devem montar times e criar novas startups em apenas 54 horas, com o apoio de mentores e de especialistas. Após terem suas ideias aprovadas, as oito equipes participantes do Startup Weekend Congonhas foram para as ruas para identificarem a existência real do problema que inspirou cada uma dessas ideias. Na etapa seguinte, tiveram de encontrar uma solução para o problema e iniciar o projeto do mínimo produto viável.

Após esta verdadeira maratona de negócios e cercadas por um time de organizadores voluntários e mentores, as sete equipes passaram pela prova decisiva, os pitches (ferramenta usada pelos empreendedores para “vender” o projeto da sua empresa para potenciais investidores) que foram avaliados por uma banca formada por três jurados: Ludimila Gonçalves, assessora jurídica para Startups e Microempresas; Lorraine Acipreste, diretora de Interação com Ecossistema e Mídias Digitais da Comissão de Direito para Startups da OAB MG Oficial; e Aristides Rocha Araújo, responsável pela coordenação do escritório SEBRAE da microrregião Alto Paraopeba e Inconfidentes.

Para Vinny Machado, um dos mentores do Startup Weekend Congonhas, Embaixador e Curador do Startups & Makers da Campus Party Brasil, “os participantes desta edição mostraram muita energia. Foi incrível perceber como estão abertos à mudança, porque se muda muito da ideia até se chegar ao projeto final em uma atividade como esta, as pessoas estavam competindo contra os valores e crenças limitantes, e não contra outras pessoas. O mais interessante foi a quantidade de gente sugerindo ideias. E quando a gente batia, eles assimilavam e agradeciam. Aqui o mais importante foram as equipes, e não as ideias.”

Entre os outros mentores, participaram: Renata Veloso, professora no IFMG Campus Congonhas; Rodrigo Robles, Head de design UI/UX; Thaissa Mendes, agrônoma na Rizoflora Biotecnologia; e Kelson Douglas, designer e responsável pelo planejamento em algumas das maiores agências de Minas, já tendo atendido marcas como Petrobrás, AMBEV, IVECO, Ministério do Turismo e Caixa Econômica Federal.

Essa iniciativa busca encontrar caminhos sustentáveis para a Congonhas do futuro, que está procurando diversificar sua economia investindo em inovação tecnológica. “Seremos um ambiente singular na região, de desenvolvimento de projetos de pesquisa, focado em negócios e novos projetos para a própria Prefeitura. Outros exemplos de necessidade de novos avanços no nosso Município são a mobilidade, conectitivade, meio ambiente, segurança, saúde, educação. Mas este ambiente beneficiará ainda a indústria e novas oportunidade de negócios”, afirma Eduardo Marçal, diretor de Inovação, Tecnologia e Novos Negócios da Prefeitura. 

Durante o evento surgiu ainda a ideia de a Prefeitura de Congonhas criar um programa continuado que ofereça bolsas para alunos  voltados a projetos prioridade da própria prefeitura, como a colocação do ecossistema de inovação no ranking das Cidades Inteligentes do Brasil, as Smarts Cities, da Connected e Urban Sistems. Deste processo, outras startups poderão ser criadas com o apoio de professores, sendo que a Prefeitura de Congonhas já mantém parceria com a UFJS Campus Alto Paraopeba e o IFMG Campus Congonhas. 

As três primeiras classificadas estão pré-inscritas para o programa de aceleração de startups criado pela Prefeitura de Congonhas. Nesse processo, será aberto um edital para que empreendedores participem de projeto com duração de oito meses para que startups saiam do QG da Inovação já em operação e gerando dinheiro. Ao final desta jornada, haverá prêmio para os vencedores.

A edição de Congonhas foi realizada pelo Google, Techstars e I Love Pixels e contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Faculdade e Colégio Santa Rita (FASAR), Grupo UNINTER e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Compartilhe

. . . . . .

registrado em: