Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Curso de Física participam de Simpósio Nacional de Ensino de Física

Alunos do Curso de Física participam de Simpósio Nacional de Ensino de Física

publicado: 13/02/2019 14h17, última modificação: 22/02/2019 14h45

Em conjunto com o professor Arilson Paganotti, alunos do Curso de Licenciatura em Física do IFMG Campus Congonhas apresentaram trabalhos no XXIII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), com o tema “Ensino de Física no Século XXI: Caminhos para uma Educação Inclusiva”, realizado de 27 janeiro a 1º de fevereiro de 2019 no IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), em Salvador (Bahia).

O trabalho “Tecnologias Digitais Dentro e Fora da Sala de Aula: um Estudo de Caso Abordando Estudantes da Geração Z de uma Escola Estadual de Minas Gerais” analisou as ferramentas que os estudantes da Geração Z utilizam para estudar fora da sala de aula os conteúdos de Ciências da Natureza: Física bem como a acessibilidade dos discentes às ferramentas de consulta e a predisposição destes a utilizá-las no dia-a-dia em atividades que não necessariamente envolvam o estudo.

Por meio de questionário aplicado para alunos de Ensino Médio em uma escola pública estadual de Minas Gerais, “percebeu-se que na residência e em posse dos estudantes há uma ampla disponibilidade de tecnologias digitais, ao passo que a disponibilidade de materiais para consulta impressos, apresenta-se como sendo menos significativa. A disponibilidade de tecnologias digitais na escola mostra-se, entretanto, quase inexistente, enquanto a acessibilidade a materiais impressos faz-se protagonista”. Além disso, verificou-se que os estudantes dispendiam muito mais tempo com o uso de ferramentas digitais do que com livros impressos.

De acordo com o estudo, “ao analisar a preferência dos estudantes quanto a leitura de textos em formato digital ou impresso, descobriu-se que a maior parte dos alunos prefere o formato digital para ler textos e realizar anotações. Por fim, concluiu-se que, no momento de estudar dentro e fora da sala de aula os conteúdos de Física, os alunos atribuem mais relevância às ferramentas digitais do que aos livros didáticos impressos. Nesse contexto, destaca-se a popularidade das vídeo-aulas, principalmente com os alunos do terceiro ano que se preparam para a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que sobressaíram inclusive às informações textuais disponíveis na internet”. O trabalho é de autoria do professor Arilson Paganotti e dos alunos André Lucas Santos, Juarez do Rosário e Vinicius Rocha do IFMG Campus Congonhas.

O Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) é realizado pela Sociedade Brasileira de Física a cada dois anos. O evento é um espaço de troca de experiências, análises e discussões sobre o ensino de Física para diferentes públicos e em diferentes espaços formativos.

SNEF 2018 - Trabalho Tecnologias Digitais Dentro e Fora de Sala de Aula (PDF, 119Kb)

registrado em: