Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de GeoGebra é aberto à comunidade
conteúdo

Notícias

Curso de GeoGebra é aberto à comunidade

publicado: 26/06/2019 15h40, última modificação: 26/06/2019 16h05

Estão abertas, até o dia 3 de julho, as inscrições para o curso Geogebra: Matemática Dinâmica promovido pelo IFMG Campus Congonhas. Serão oferecidas 10 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição, para professores de matemática que atuem na educação básica (rede pública ou particular) em Congonhas e região ou ainda pedagogos que tenham interesse pelo tema. 

O curso visa apresentar o software GeoGebra e as diversas possibilidades que ele pode proporcionar ao professor de matemática. Nos encontros, os participantes poderão utilizar os diversos recursos do software, desde situações mais simples como localização de pontos e execução de comandos básicos até desenvolvimentos mais avançados como programação em GeoGebraScript e aplicações dinâmicas em janela 3D e Cálculos Algébricos Simbólicos. 

Trata-se de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração de 60 horas aula, sendo 32 horas presencias e 28 horas de atividades a distância com discussões por meio de plataforma digital. Os encontros presenciais acontecerão no IFMG Campus Congonhas, às quartas-feiras de 13 às 17 horas (conforme o cronograma), entre junho e novembro de 2019.

O curso é ministrado pelo professor Cássio Vidigal, do IFMG Campus Congonhas, e conta com o apoio do professor Duílio de Lima, professor e chefe do Departamento de Matemática da mesma instituição. Cássio Vidigal é graduado em Matemática, com especialização e mestrado em Educação Matemática pela UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), e autor do livro “Geogebra em Nível Intermediário: Introdução à Programação com Geogebrascript”.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (bit.ly/fic-geogebra). Clique aqui e inscreva-se!

Cronograma do Curso Geogebra: Matemática Dinâmica

Encontro Data Conteúdo
I 5 de julho (sexta-feira)* Apresentação do curso, do material e do software Geogebra (acesso site, desktop e online). Interface e ferramentas. Construções básicas. Linhas retas.
II 31 de julho (quarta-feira) Objetos e propriedades. Construção de polígonos. Isomerias.
III 21 de agosto (quarta-feira) Funções. Comandos do Geogebra (alguns comandos e suas sintaxes). Ajuda on-line. Comando “Sequência”.
IV 4 de setembro (quarta-feira)  Círculo, Arco e Setor circular. Cônicas.
V 25 de setembro (quarta-feira)  Planilha e Janela CAS.
VI 9 de outubro (quarta-feira) Lugar Geométrico. Criação de Ferramentas.
VII 30 de outubro (quarta-feira) Programação e Jogos.
VIII 20 de novembro (quarta-feira) Janela 3D e Superfícies curvas.
*Obs: Único encontro que não será realizado numa quarta-feira.