Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Defesa de TCC de aluno do Curso de Licenciatura em Física
conteúdo

Notícias

Defesa de TCC de aluno do Curso de Licenciatura em Física

publicado: 27/08/2019 15h42, última modificação: 27/08/2019 15h42

No dia 3 de setembro, às 19 horas, será realizada a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o tema “Tecnologias da Informação e Comunicação como Recurso Facilitador para a Aprendizagem de Conceitos de Astronomia e Cosmologia”, do aluno Valmir Cleber Ribeiro, do curso de Física do IFMG Campus Congonhas no auditório da instituição. 

A banca será composta pelo orientador Arilson Paganotti e pela co-orientadora Cleidinéia Costa, ambos professores do IFMG Campus Congonhas, e pelos convidados: professor Alfredo de Carvalho do IFMG Campus Congonhas e pelo professor Fernando Oliveira do IFMG Campus Conselheiro Lafaiete.

Resumo: Este trabalho apresenta resultados de atividades desenvolvidas no intuito de amenizar a deficiência dos alunos quanto ao conhecimento de conceitos de Astronomia e Cosmologia, por meio do uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Estes conteúdos são bastante relevantes na Física e por isso despertam a curiosidade e o interesse dos alunos, além disso são citados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Entretanto, ainda são poucos os trabalhados realizados nas escolas, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, com base nessa temática. 
Desse modo, foi realizada uma Oficina Pedagógica em que os alunos participaram com seus smartphones. A ideia principal consistiu em ensinar conceitos de Astronomia e Cosmologia, tendo como referência o uso dos aplicativos disponíveis para smartphones, trabalhando o uso desses recursos em uma oficina didática prática. Durante a atividade aplicou-se dois questionários, sendo o primeiro, composto por dez questões entre discursivas e de múltipla escolha, tendo como objetivo entender a relação dos alunos com essa temática, verificando, por exemplo, seus conhecimentos prévios. O segundo questionário, também composto por dez questões e com a mesma estrutura do primeiro, objetivou avaliar a eficácia do método de ensino desenvolvido, expor alguns traços de aprendizagem significativa e a opinião dos alunos em relação à oficina pedagógica desenvolvida utilizando as TICs. 
A análise dos dados baseou-se nas técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2009), usando principalmente os procedimentos de leitura flutuante das respostas e sua posterior categorização. A partir da análise dos resultados, notou-se que as atividades desenvolvidas junto aos estudantes do Ensino Médio surtiram bons resultados e atenderam razoavelmente aos objetivos predefinidos.

registrado em: