Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festival de Dança e Literatura irá agitar o Campus Congonhas

Festival de Dança e Literatura irá agitar o Campus Congonhas

publicado: 13/11/2019 18h28, última modificação: 27/11/2019 22h01

No dia 21 de novembro, será realizado o Festival de Dança e Literatura do IFMG Campus Congonhas com apresentações dos alunos dos 2º anos dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações, Mecânica e Mineração. O evento, que acontece às 14 e às horas, é gratuito e aberto a toda comunidade.

Neste ano, o festival tem como tema o Realismo: objetividade e olhar crítico. A proposta é analisar a sociedade contemporânea a partir do movimento artístico e literário que ocorreu na segunda metade do século XIX no Brasil e buscava observar e retratar fielmente a realidade.

De acordo com as coordenadoras do projeto, as professoras Fernanda de Oliveira e Inaiara Barbosa, “a ideia é que alunos percebam a sociedade de maneira reflexiva, demonstrando isso por meio da música e da dança. Por meio das apresentações, conseguimos relacionar diversão e estudo, desenvolvendo a capacidade crítica dos estudantes”.

Turma Edificações Turma Mecânica Turma Mineração
Grupo 1 - Adelson, Ana Carolina, Andreska, Bárbara, Bruna, Denise, João Pedro, Karine, Lívia Castro, Nathalia e Raíza.
Músicas: Thinking Out Loud | Chained to Rhythm | Lovely | Radioactive | Earned It | Bird Set Free
O grupo aborda a construção de uma família considerada ideal pela sociedade. Porém, existe de fato uma família perfeita? Por meio da dança são revelados os “defeitos” e a realidade dessa família. São apresentadas tanto a construção quanto a desconstrução dessa família.

Grupo 1 - Ana Beatriz, Débora, Júlia, João Vitor Romão, João Vitor Fernandes, Isadora, João Marcelo, Lucas, Sthéfany e Gabriel Leandro.
Músicas: Tô de Bem com a Vid | Brincadeira de Criança | Já sei Namorar | Mrs. Potato Head, Pretty Hurts | Preciso Conversar | Desconstrução | Contramão
As crianças crescem ingênuas até que o desejo de se tornar algo que não se é toma conta. Ao passar pela adolescência, fase complicada, as garotas têm a necessidade de ser aceita pelo seu exterior. A busca por ser a “garota perfeita” as cegam, o vazio está em seus corações, a perfeição torna-se a doença da nação e a depressão vem à tona. As celebridades são idolatradas de olhos vendados. É preciso enxergar que devemos vencer o jogo e não deixar que ele jogue conosco. Cada um é perfeito em sua essência.
Grupo 1 - Amanda, Ana Beatriz Marcossi, Ana Luísa, Isadora, Lívia Ferreira, Lívia Firmino, Mariana, Paula, Priscilla, Samara e Vinícius.
Músicas: Enquanto seu Lobo não Vem | I Fell Like I'm Drowning | When the Party's Over
O grupo discute a temática "sexualização infantil" com situações ainda presentes na sociedade. Apresenta a dor de meninas que sofrem abuso de pessoas próximas, além de mostrar as consequências dos traumas. Mostra-se a importância da educação sexual e o diálogo sobre a importância da integridade do nosso corpo. A objetificação de meninas e mulheres e a cultura do estupro precisam ser impedidas agora!
Grupo 2 - Carla, Gabriel, Luís Eduardo, Maria Clara, Maria Gabriela, Maurílio, Mateus, Paloma, Thiago e Vitória.
Músicas: Love the Way You Lie | All of Me, Love on the Brain | Perfect
A maioria dos contos românticos utiliza a expressão "... e viveram felizes para sempre". Mas, o que há depois desse fim? O grupo mostra a realidade da vida de casais, desmascarando um homem abusivo e trazendo cenas de machismo, violência doméstica e feminicídio. Critica ainda o que transmitido, muitas vezes, como normal para muitas meninas.
Grupo 2 - Ludmilla, Luiz Felipe, Ederson, Elizângela, Andrew, Cristian, Dayvid, Guilherme e João Victor Abreu.
Músicas: Figures | Natural | You Are the Reason
A dança será representada em três etapas, demonstrando um casal perfeito e outro em conflitos, as feridas de um relacionamento e ainda a emergência do empoderamento da mulher.
Grupo 2 - Camilly, Gabrielle, Gustavo Chaves, Isabella Christina, Isabela Biagioni, Isamara, Letícia e Luan.
Músicas: Nave Espacial | Vai Malandra | Favela e Favela Chegou
O grupo retrata os desafios enfrentados por uma menina da favela e um rapaz rico que acabam se apaixonando. Mas ambos vivem em mundos diferentes e tudo aos seus redores os forçam a traçarem caminhos opostos. Mesmo assim o casal insiste na relação. Será possível o amor vencer?
registrado em: