Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscreva-se no SISU para o Curso de Graduação em Engenharia Mecânica

Inscreva-se no SISU para o Curso de Graduação em Engenharia Mecânica

publicado: 31/05/2019 15h44, última modificação: 17/06/2019 17h40

Estão abertas as inscrições para o Curso de Graduação em Engenharia Mecânica, com ingresso no segundo semestre de 2019, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições no SISU deverão ser realizadas de 4 a 7 de junho pelo site sisu.mec.gov.br e, para concorrer, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018.

Ao todo, serão ofertadas 16 vagas via SISU e outras 16 vagas pelo processo seletivo próprio do IFMG que utiliza a nota da nota do Enem (o candidato precisa ter feito o exame em pelo menos um dos últimos três anos: 2018, 2017 e 2016, prevalecendo a maior nota). Não há impedimento para que os candidatos que tentaram vagas no processo seletivo próprio do IFMG também se inscrevam pelo SISU.

A oferta de vagas segue determinações dispostas na Lei nº 12.711/2012, sendo que 50% são destinadas ao acesso pela modalidade de vagas reservadas e a outra metade das vagas fica destinada à ampla concorrência. A seleção da ação afirmativa deve ocorrer no ato da inscrição no portal do Sisu, sendo que, no ato de matrícula, será necessária comprovação da condição.

Matrícula e lista de espera

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 10 de junho pelo site do Sisu. O prazo para a realização da matrícula dos selecionados junto ao IFMG será de 12 a 17 de junho, sendo que as documentações necessárias estão descritas no Termo de Adesão. A matrícula deve ser efetuada, presencialmente, no Campus Congonhas. As datas e horários serão divulgadas na página do processo seletivo do IFMG bem como os termos e declarações específicos para candidatos selecionados por meio da reserva de vagas.

Após a divulgação dos resultados, os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada deverão manifestar interesse e se inscrever na lista de espera até 17 de junho. A participação em lista de espera poderá ser feita apenas na primeira opção de curso previamente escolhida. Caso haja vagas disponíveis, a convocação dos candidatos para a realização das matrículas nas chamadas seguintes será feita pelo IFMG. Para isso, é importante que o interessado acompanhe as convocações junto à instituição.

Sobre o Sisu

O Sisu é um sistema de seleção gerido pelo Governo Federal, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para efetuar a inscrição, o estudante deve acessar o site, informar o número de inscrição e a senha do Enem 2018, e escolher, por ordem de preferência, duas opções de cursos ofertados por alguma das instituições cadastradas.

A partir daí, durante todo o período de inscrição, o sistema promove uma atualização diária da nota de corte, mediante às novas inscrições. Isso possibilita ao estudante uma noção mais clara de suas chances no processo de seleção, permitindo que ele altere suas escolhas quantas vezes quiser até o fim do prazo destinado às inscrições. Porém, o sistema considera como válida a última opção ao fim do período de inscrições.

Clique aqui e acesse o edital e demais documentos.