Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para Bolsa de Estudos no Canadá

Inscrições para Bolsa de Estudos no Canadá

publicado: 29/11/2018 15h54, última modificação: 29/11/2018 15h54

Estão abertas, até o dia 5 de dezembro, as inscrições da Chamada Pública CONIF/AI Nº 004/2018 para bolsas de estudos pelo Programa de Bolsas Canadá-Brasil (Canada-Brazil Scholarship Programs – CBSP). Elaborado pelo Colleges and Institutes Canada (CICan) com a colaboração do Conif e do Forinter, a iniciativa prevê a concessão de cinco bolsas para alunos dos cursos superiores de tecnologia das cinco regiões do país.

O CBSP 2019-2020 é dedicado aos estudantes brasileiros das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que estejam dispostos a aperfeiçoar seu inglês ou francês e estudar em institutos ou colleges canadenses. O IFMG, assim como cada instituição brasileira, poderá indicar apenas um estudante para participar da seleção nacional.

A duração da bolsa é de, no máximo, 16 meses e incluem: curso de idioma (inglês ou francês por, no máximo, seis meses), dois semestres de estudos de graduação (duração de oito meses), e estágio profissional ou participação em projeto de pesquisa (duração de dois meses). O valor cobre taxas de matrícula e despesas de viagem de ida e volta do Canadá, além de seguro de saúde de emergência durante o período de estudos no Canadá. Também estão previstas ajuda de custo mensal,  para compra de materiais de estudo e para cobrir despesas de acomodação.

Quem tiver interesse pode se inscrever, sendo que a etapa final de seleção consistirá de análise da documentação de inscrição e prova de inglês ou francês. Somente em caso de empate serão avaliadas e consideradas a soma das maiores pontuações nesta ordem: CRA e da carta de motivaçãoSerá dada preferência a inscrições de estudantes mulheres, negros, pardos, indígenas e de baixa renda (renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo) na seleção desde que atendam aos critérios de elegibilidade.

Os interessados devem enviar toda a documentação obrigatória para o e-mail arinter@ifmg.edu.br:

1. Comprovante de cidadania: cópia de passaporte válido ou cópia do documento de identidade (RG).
2. Cópia oficial do histórico acadêmico: cópia original em português e cópia traduzida para o inglês
ou para o francês do histórico acadêmico mais recente do candidato.
3. Descrição do curso e disciplinas: uma breve descrição do programa e disciplinas traduzida para o
inglês ou francês.
4. Curriculum vitae: currículo do candidato em inglês ou francês
5. Comprovante de proficiência: cópia dos resultados dos testes de proficiência em inglês ou francês.
Os testes deverão ter sido realizados a partir de 2016. Os testes válidos para esta chamada são: Inglês: IELTS, TOEFL iBT, TOEFL ITP; Francês: TCF and DELF.
6. Carta de intenção do candidato: carta em inglês ou francês abrangendo o histórico, os objetivos e a motivação para estudar no Canadá (máximo de uma página)
7. Carta de recomendação do Assessor de Relações Internacionais ou de representante da instituição brasileira: carta em inglês ou francês apoiando a candidatura, pontuando sobre como estudar no Canadá poderá beneficiar o candidato e complementar seus estudos no Brasil (será providenciada pela Arinter para o aluno selecionado).
8. Declaração de compromisso: cópia assinada de documento atestando que o candidato se compromete a retornar ao Brasil após o término do período de intercâmbio e concluir seus estudos na instituição de origem, bem como que se compromete a disseminar os resultados da experiência de intercâmbio na comunidade acadêmica, por meio de um relatório final e uma apresentação em evento público, como: palestra, workshop ou seminário.
9. Formulário de liberação de informações pessoais e imagem: cópia assinada do Formulário de consentimento de liberação de informações pessoais e imagem garantindo a autorização do candidato para que o CICan divulgue e compartilhe informações pessoais relacionadas aos estudos no Canadá com o Conif, o comitê de seleção, a instituição de origem e a instituição hospedeira (instituto ou college canadense).

Chamada Pública CONIF/AI Nº 004/2018

registrado em: