Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Melhorias sustentáveis na infraestrutura do campus foram apresentadas em evento

Melhorias sustentáveis na infraestrutura do campus foram apresentadas em evento

publicado: 26/09/2019 10h13, última modificação: 26/09/2019 10h13

Nos dias 9 e 10 de setembro, a professora Maria Angélica Vieira Pinto realizou a apresentação “Melhorias sustentáveis na infraestrutura do Campus Congonhas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais” no III National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil 2019, que aconteceu em Lavras (MG).  O trabalho foi elaborado com a participação do técnico administrativo Thiago Henrique Oliveira Silva (IFMG) e dos professores Henor Artur de Souza e José Francisco de Prado Filho (UFOP).

A apresentação abordou a criação de um escritório de projetos sustentáveis que teve como escopo gerenciar todo o portfólio de projetos ambientais do Campus Congonhas. “Como resultado foi possível desenvolver ações de paisagismo na ótica de melhor utilização do espaço verde, elaboração de campanhas de educação ambiental, auxilio na criação de agendas para a realização de palestras, eventos e semanas de meio ambiente, bem como a elaboração de diversos estudos preliminares nessa temática, dentre eles o aproveitamento de agua da chuva, pós-tratamento de esgoto, gerenciamento de resíduos sólidos, em especial orgânicos e o correto manejo e descarte de materiais reciclados”, afirmou.

Além disso, entre 2017 a 2018 foram feitos investimentos na infraestrutura com destaque para a reforma e ampliação da cantina, a construção de quadras para práticas esportivas, novas salas de aula e laboratório. Em algumas salas de aulas, foi instalado um sistema composto por exaustores favorecendo a circulação de ar e o conforto térmico das salas e uma usina de energia fotovoltaica com capacidade de produção anual estimada de 1500Kwh/KWp com redução aproximada de 30 toneladas por ano de CO2. Por fim, foi implementada ainda uma estação meteorológica que tem por objetivo fazer a medição da temperatura local, velocidade do vento, umidade relativa do ar e previsão de chuvas.

O III National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil 2019 foi organizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). O encontro tem por objetivo incentivar à colaboração e o aprendizado entre as universidades, sendo uma oportunidade para o compartilhamento de melhores práticas na criação de condições sustentáveis em campi universitários.

. . . . . .

registrado em: