Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG promove Festival de Talentos
conteúdo

Notícias

IFMG promove Festival de Talentos

Inscrições acontecem até o dia 19 de junho e todos os alunos regularmente matriculados nos cursos do IFMG podem participar.
publicado: 26/05/2020 12h29, última modificação: 26/05/2020 12h29

Você gosta de dançar? Dublar? Curte paródia, stand up e podcast? É fera nas artes gráficas? Então essa é sua chance de mostrar seu lado artístico no Festival de Talentos do IFMG. O objetivo do evento é movimentar virtualmente o cenário cultural entre os campi durante o período de isolamento social e abrir espaço para a revelação de novos talentos.

A organização do Festival destaca que em cada categoria, os estudantes serão desafiados a relacionar os conteúdos presentes nas disciplinas dos cursos do IFMG, explicitando a contribuição dessa abordagem artística ou relação cultural para a formação escolar. 

O festival será virtual e aberto para os estudantes matriculados nos cursos Técnicos Integrados, Subsequentes, Concomitantes, de Graduação e Pós-graduação do IFMG. As categorias são: paródia musical, dança, leitura dramática, dublagem, stand up e podcast. A ideia é que os participantes possam abordar temas do currículo dos cursos de maneira original e criativa. 

As inscrições iniciam dia 25 de maio e encerram dia 19 de junho. Os interessados devem gravar suas apresentações, hospedá-las em uma plataforma de vídeo (YouTube) e preencher o formulário de inscrição que pode ser acessado CLICANDO AQUI. 

E segundo o diretor de Assuntos Estudantis, Paulo Lourenço, uma das propostas do festival é proporcionar atividades culturais que estimulam o processo educacional em um novo formato, mesmo durante o período de isolamento social. “A realização de uma ação como a do Festival de Talentos, visa  cumprir com  as diretrizes  do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAE)  e que também estão presentes na política estudantil do IFMG. Sendo assim, o incentivo a participação de atividades culturais deve sempre fazer  parte do processo educacional de nossos estudantes.

As propostas inscritas irão passar por uma curadoria do IFMG e, posteriormente, disponibilizadas para votação popular e online. O vencedor em cada categoria receberá um Tablet (computador portátil, de tamanho pequeno, fina espessura e com tela sensível ao toque (touchscreen). A homologação das inscrições deferidas pela PROEN será divulgada nas redes sociais do IFMG a partir do dia 30 de junho.

O Pró-reitor de Ensino, Carlos Bento, fala sobre as mudanças que a pandemia trouxe para o cotidiano escolar e como a instituição tem lidado com essa questão. “O momento de crise provocado pelo COVID-19 tem levado o ensino a buscar formas de interação e de aproximação com os estudantes. Arte e cultura são temas fundamentais na prática escolar. Usar esses temas para levar estudantes a refletirem sobre conteúdos escolares, propondo uma abordagem inusitada e criativa, gerando novas interações e aproximando a comunidade escolar por meio de ferramentas virtuais em momento de isolamento, são objetivos do festival", afirmou. 

Outros detalhes sobre o Festival de Talentos pode ser consultado no Edital CLICANDO AQUI

Retificação do Edital - inclusão de nova categoria

registrado em: