Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IMPORTANTE: Vacinação contra Sarampo
conteúdo

Notícias

IMPORTANTE: Vacinação contra Sarampo

publicado: 27/11/2019 22h14, última modificação: 18/12/2019 15h41

Nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, de 18 às 19h30, a equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Congonhas estará no Centro de Atenção à Saúde do Campus Congonhas para vacinar alunos, servidores e prestadores de serviços, entre 20 e 29 anos, que ainda não possuem duas doses da vacina contra o Sarampo. 

A vacinação é importante, principalmente, diante do aumento do número de casos de Sarampo no Brasil. O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.

A única maneira de prevenir o sarampo é pela vacina. Em caso de dúvida, traga o cartão de vacinas ao CAS para avaliação ou procure a Unidade Básica de Saúde (UBS).   

 

Quem deve se vacinar contra o sarampo?
  • Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
  • Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
  • Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Adulto deve se vacinar contra o sarampo?

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade: 

  • Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
  • Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

  • De 1 a 29 anos - São necessárias duas doses;
  • De 30 a 49 anos - Apenas uma dose.
Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?

A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada para se proteger e proteger o bebê.

Compartilhe

. . . . . .

registrado em: