Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeira chamada do Curso de Engenharia Mecânica pelo SISU 2019/2
conteúdo

Notícias

Primeira chamada do Curso de Engenharia Mecânica pelo SISU 2019/2

publicado: 11/06/2019 20h30, última modificação: 11/06/2019 20h30

Acontecem nos dias 12 e 13 de junho, as matrículas para os candidatos classificados na 1ª Chamada do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica, com ingresso no segundo semestre de 2019, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As matrículas devem ser realizadas presencialmente, de 14 às 19 horas, na Secretaria de Ensino do Campus Congonhas localizado à Avenida Michael Pereira de Souza, 3007 - Bairro Campinho. 

Ao todo, foram ofertadas 16 vagas via SISU e outras 16 vagas pelo processo seletivo próprio do IFMG que utiliza a nota da nota do Enem (o candidato precisa ter feito o exame em pelo menos um dos últimos três anos: 2018, 2017 e 2016, prevalecendo a maior nota). A oferta de vagas segue determinações dispostas na Lei nº 12.711/2012, sendo que 50% são destinadas ao acesso pela modalidade de vagas reservadas e a outra metade das vagas fica destinada à ampla concorrência. A seleção da ação afirmativa deve ocorrer no ato da inscrição no portal do Sisu, sendo que, no ato de matrícula, será necessária comprovação da condição.

Confira o resultado do Sisu   

Após a divulgação dos resultados, os candidatos que não foram selecionados na primeira chamada deverão manifestar interesse e se inscrever na lista de espera até 17 de junho. A participação em lista de espera poderá ser feita apenas na primeira opção de curso previamente escolhida. Caso haja vagas disponíveis, a convocação dos candidatos para a realização das matrículas nas chamadas seguintes será feita pelo IFMG.

Informações para matrícula: 

O candidato deverá apresentar os seguintes documentos para a matrícula (NÃO possuímos serviço de fotocópia no Campus Congonhas): 

1) Foto recente 3x4;

2) CPF (original e cópia);

3) Carteira de Identidade (original e cópia);

4) Certidão de nascimento (original e cópia);

5) Se maior de 18 anos, título de eleitor com comprovante de votação (1º e 2º turnos) ou documento oficial de justificativa por não ter votado;

6) Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos (original e cópia);

7) Certificado e histórico escolar de conclusão do ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, (original e cópia) sem dependência. Caso não tenha, apresentar a Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, conforme o caso, sendo que, no prazo máximo de trinta dias, o candidato deverá apresentar o Histórico Escolar;

8) Comprovante de residência (original e cópia - são aceitos conta de água, luz, telefone ou contrato de aluguel).

Observações:

A) Perderá o direito à vaga o candidato que deixar de apresentar, no prazo fixado para matrícula, quaisquer dos documentos de matrícula;

B) É vedado o trancamento de matrícula para discentes ingressantes no primeiro período letivo do curso, seja parcial ou total, exceto nos casos de serviço militar e por motivos de saúde comprovados através de atestado médico. (Art. 45, inciso VI da Resolução nº 030 de 14 de dezembro de 2016). 

C) Conforme legislação vigente, é vedada a ocupação, na condição de estudante, simultaneamente, de 2 (duas) vagas em curso de graduação, no mesmo curso ou em cursos diferentes, em uma ou mais instituições públicas de ensino superior em todo o território No âmbito do IFMG, serão permitidas matrículas simultâneas em cursos de níveis diferentes, observados os requisitos de admissão. (Art. 21 da Resolução nº 30/2016). 

D) O requerimento de matrícula poderá ser feito e assinado pelo próprio candidato, quando maior de 18 anos, ou por terceiros, sendo que estes deverão apresentar procuração assinada pelo candidato e documento de identidade com foto; 

E) Quando o candidato for menor de 18 anos, o requerimento de matrícula somente poderá ser assinado pelos pais ou responsáveis legais, com apresentação de documentação comprobatória e fotocópia legível do documento de identidade.