Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa vai financiar projetos inovadores de pessoas físicas ou empresas
conteúdo

Notícias

Programa vai financiar projetos inovadores de pessoas físicas ou empresas

publicado: 23/09/2019 20h47, última modificação: 05/11/2019 16h52

Estão abertas as inscrições para o Programa Centelha, iniciativa que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores a partir da geração de novas ideias em Minas Gerais. No estado, o programa será executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig) e o aporte financeiro destinado ao projeto é da ordem de R$ 1 milhão.

Poderão participar pessoas físicas ou empresas e os interessados em submeter suas propostas devem realizar sua inscrição por meio do site do Centelha, até 30 de outubro. A mesma pessoa ou empresa pode apresentar mais de uma ideia, mas apenas aquela com maior pontuação passará para a próxima fase. As propostas selecionadas receberão um pouco mais de R$ 66 mil para o desenvolvimento da ideia, no formato de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis).

“A expectativa é que o Centelha/MG receba mil inscrições, permitindo a multiplicidade de projetos com temáticas e vertentes diversas. Cerca de 200 projetos devem passar para a segunda fase, 100 para terceira e ao final selecionaremos as 15 melhores propostas", explica Thiago Morais, membro da equipe executora do programa no estado. Importante destacar que, a cada fase, os proponentes terão a oportunidade de se capacitar e melhorarem seus projetos. 

Serão apoiados projetos inovadores em 20 áreas temáticas, como automação, big data, biotecnologia e genética, design, eletroeletrônica, geoengenharia, inteligência artificial, internet das coisas, robótica, tecnologia da informação entre outras. As soluções propostas devem ser aplicadas a setores como administração pública, agronegócio, construção civil, economia criativa, gastronomia, educação, energia, meio ambiente, logística etc.

O Programa Centelha é uma ação promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi). Nesta primeira edição, participam do programa 21 estados.

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) - IFMG

No âmbito do IFMG, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) dará suporte para servidores ou discentes que desejem submeter propostas. Quem estiver interessado em se inscrever, pode enviar e-mail para nit@ifmg.edu.br com o assunto “Centelha” ou entrar em contato pelo telefone (31) 2513-5225 para receber orientações. Outras informações estão disponíveis também no site do Centelha.

Acesse: Chamada pública 05/2019 - Programa Centelha

 Fonte: Texto adaptado do originalmente publicado no site do IFMG.

 

registrado em: