Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana da Física acontece no Campus Congonhas

Semana da Física acontece no Campus Congonhas

publicado: 16/05/2019 17h18, última modificação: 29/05/2019 12h09

Acontece, entre os dias 22 a 24 de maio, a VII Semana da Física do IFMG Campus Congonhas, destinado aos alunos do curso de Graduação em Física (Licenciatura) e demais membros da comunidade interessados no tema.

A programação conta com palestras e oficinas. O evento visa apresentar as perspectivas associadas ao ensino e pesquisa em Física, contribuindo para a formação dos futuros profissionais.

A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas até o dia 21 de maio. Para participar das oficinas também é necessário se inscrever. Os certificados só serão emitidos para quem se inscrever na plataforma.

Inscrição no Evento (Palestras e atividade cultural)

Inscrição Oficina 1 - Uma Abordagem Prática Alternativa para o Ensino de Física

Inscrição Oficina 2 - Iniciação em Geogebra

Inscrição Oficina 3 - O uso de animações com o Algodoo para o processo de ensino e aprendizagem de física

Inscrição Oficina 4 - Improvisação Teatral

Confira a programação e participe!

VII Semana da Física - IFMG - Congonhas - 2019
Horário Quarta-feira (22/05/19) Quinta-feira (23/05/19) Sexta-feira (24/05/19)

Abertura

Palestra: "História de startups de base tecnológica: o papel da universidade, da formação multidisciplinar e do envolvimento de laboratórios de pesquisa"

Palestrante: Rodrigo Bianchi (UFOP)

Histórias, desafios e resultados cientíticos e tecnológicos que levaram a criação de empresas do tipo startup no Departamento de Física da UFOP. Papel de estudantes de graduação e processo de criação de produtos inovadores.

Oficina 1: Uma Abordagem Prática Alternativa para o Ensino de Física

Ministrante: Gislayne Gonçalves (IFMG Campus Ouro Preto)

Vivência de fenômenos físicos com uma abordagem prática utilizando materiais alternativos e/ou reaproveitáveis. Permite o aproveitamento de possibilidades dentro da própria sala de aula contribuindo para o ensino de Física de forma acessível para todos.

Oficina 2: Iniciação em Geogebra

Ministrante: Elias Vieira (IFMG Campus Congonhas)

Aprender a operacionalizar o software, voltado para todos os níveis de ensino que reúne Geometria, Álgebra, Planilha de Cálculo, Gráficos, Probabilidade, Estatística e Cálculos Simbólicos, apoiando o ensino e a aprendizagem em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Oficina 3: O uso de animações com o Algodoo para o processo de ensino e aprendizagem de física

Ministrante: Samir Lacerda (IFES Campus Vitória)

Ferramenta que auxilia no ensino e na aprendizagem de física por meio de animações bidimensional feito com o software livre Algodoo. A descrição matemática dos fenômenos físicos com a construção e análise de animações proporcionará ao aluno melhor entendimento das técnicas presentes no seu currículo escolar.

Oficina 4: Improvisação Teatral

Ministrante: Jeanne Botelho (IFMG Campus Congonhas)

Palestra: Força é Igual Massa Vezes Imaginação

Palestrante: Élika Takimoto (CEFET-RJ)

Paradigmas sobre a Educação serão quebrados ao discutirmos a falácia da diferença entre Ciências Exatas e Ciências Humanas.

20h45 Intervalo Intervalo

Palestra: Uma Viagem do Sol à Terra: Introdução à Física Solar-Terrestre

Palestrante: Édio da Costa Jr. (IFMG Campus Ouro Preto)

Breve revisão sobre a geração do vento solar, bem como sua propagação no meio interplanetário e alguns dos principais efeitos da interação entre o vento solar e a magnetosfera terrestre.

Atividade Cultural

. . . . . .