Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Laboratórios > Laboratório de Eletrotécnica
conteúdo

Laboratório de Eletrotécnica

por viviane.curto publicado 14/06/2019 09h42, última modificação 16/07/2019 12h01

O que é o laboratório de eletrotécnica?

LABELET1.jpg

É basicamente um laboratório para uso em atividades letivas, onde ocorrem aulas práticas que ajudam no desenvolvimento de conceitos científicos. Além disso, o espaço possibilita que o aluno seja atuante, construtor do próprio conhecimento, descobrindo que a ciência e a tecnologia são mais do que meros aprendizados teóricos.

 

 

O laboratório é dividido em quatro ambientes:

  • Laboratório de Eletrônica;
  • Laboratório de Máquinas e Acionamentos;
  • Laboratório de Instalações Elétricas;
  • Laboratório de Automação.

 

Como o laboratório é utilizado?

LABELET2.jpg

O laboratório de eletrotécnica tem por objetivo proporcionar a realização de aulas práticas, prioritariamente para o desenvolvimento das disciplinas dos Cursos Técnicos de Eletrotécnica e Mecânica do IFMG – Conselheiro Lafaiete, e apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão.

 

 

O que há nesse laboratório?

 

  • Laboratório de Eletrônica

LABELET3.jpgProporciona a realização de ensaios e práticas, enfatizando os funcionamentos de circuitos de eletrônica analógica e digital, microcontroladores e eletrônica de potência. Nesse espaço, o usuário tem possibilidade de aprender a desenvolver diversos projetos eletrônicos tais como fontes DC, circuitos combinacionais, circuitos microcontrolados, circuitos de amplificadores de áudio, entre outros.

 

  • Laboratório de Máquinas e Acionamentos

Proporciona realização de ensaios e práticas, enfatizando o funcionamento de máquinas elétricas (como motores e transformadores). O ambiente ainda possibilita a demonstração de diferentes maneiras de partidas de motores (partida estrela-triângulo, partida compensada, partida direta, soft starter, inversor de frequência, dentre outras), destacando as vantagens e desvantagens de cada método.

 

  • Laboratório de Instalações Elétricas

LABELET4.jpgProporciona realização de ensaios e práticas, enfatizando desde uso correto de ferramentas para uso elétrico até uma simulação de instalação de ambientes residenciais e Industriais. O ambiente possibilita realizar montagens de interruptores (simples, paralelos e intermediários), tomadas, sensores de presença, confecção correta de emendas de condutores entre outras práticas.

 

  • Laboratório de Automação

Proporciona realização de ensaios e práticas envolvendo simulação de processos com uso de PLC em diferentes linguagens de programação. Os equipamentos utilizados nesse laboratório são de padrões industriais, os quais proporcionam aos usuários se prepararem para realidade do mercado de trabalho.

 Quem pode usar o espaço?

LABELET5.jpgÉ usuário do laboratório a pessoa que se enquadra em um dos seguintes perfis:

  • Docente devidamente habilitado pela sua área de formação;
  • Estudante devidamente matriculado no IFMG – Conselheiro Lafaiete, estando supervisionado por um técnico ou docente da área.

 

 

Como proceder para utilizar o laboratório?

LABELET6.jpg

Para utilizar o espaço é preciso realizar um agendamento prévio. A solicitação de reserva para utilização do laboratório de eletrotécnica deve ser feita com antecedência mínima de 2 (dois) dias úteis, em formulário próprio junto ao responsável pelo laboratório que analisará a viabilidade da solicitação.

 

Quando se pode utilizar o espaço?

LABELET7.jpg

O horário de funcionamento dos Laboratórios é o mesmo horário de funcionamento do IFMG – Conselheiro Lafaiete. Sendo assim a utilização dos Laboratórios pode ser feita nos turnos da manhã, tarde e noite, de segundas a sextas-feiras, mediante agendamento.

 

 

Normas de uso

Clique aqui para acessar as normas de uso do laboratório de eletrotécnica.LABELET8.jpg

 

 

 

 

Texto: Takeshi Junior Kasuo Miki

Fotos: Rafaela Ferreira

Supervisão e revisão: Equipe de comunicação