Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2016 > 15 de Maio: Dia do Assistente Social

15 de Maio: Dia do Assistente Social

publicado: 20/11/2016 16h25, última modificação: 21/11/2016 13h50

No dia 15/5, foi celebrado o dia do Assistente Social, profissão criada no Brasil há 80 anos.

Ela surgiu na década de 30, com a finalidade de minimizar as contradições e desigualdades sociais do sistema capitalista. Foi regulamentada em 1962. Atualmente, sua regulamentação é a Lei Federal 8.662/93, que exigiu graduação na área.

Tem por base valores e princípios éticos universais, ou seja, a defesa da liberdade, da igualdade, da justiça social e da cidadania, tendo em vista a superação da opressão, da fome, da pobreza, do desemprego, das desigualdades e discriminações sociais. Na Política Pública de Educação, o profissional deve agir como em qualquer outra área de atuação, para garantir a ampliação de direitos sociais e humanos.

No IFMG - Campus Avançado Conselheiro Lafaiete, o Serviço Social integra a Coordenadoria de Extensão e busca dispor de postura ética, competência teórica e atendimento técnico, para garantir  direitos básicos aos usuários.

Nossos objetivos: elaborar, desenvolver e coordenar planos, projetos e programas; integrar a equipe escolar, com a missão de orientar e acompanhar alunos e servidores da Instituição, mediando contatos entre a família, a escola e a comunidade externa; identificar as demandas e necessidades sociais dos alunos e familiares, que possam refletir de forma negativa no processo ensino-aprendizagem, visando a contribuir para a plena realização da Instituição e para o desenvolvimento social.