Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2016 > Campus Lafaiete participa do evento: "Jornada de Foguetes"

Campus Lafaiete participa do evento: "Jornada de Foguetes"

publicado: 21/11/2016 09h27, última modificação: 22/11/2016 09h49
Entre os dias 04 e 07/11, o professor Fernando Jesus de Oliveira e o aluno Guilherme Franco Costa participaram da X Jornada de Foguetes, realizada pelo Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), na cidade de Barra do Piraí - RJ.
O evento é o ponto culminante da X Mostra Brasileira de Foguetes realizada em todo o país e que contou com uma etapa no campus Avançado Conselheiro Lafaiete. Nesta etapa escolar, a equipe que mais se destacou era composta pelos alunos do 1º ano de mecânica integrado: Álvaro, Felipe, Gustavo e Guilherme Franco, que por este motivo, foram convidados a participar do evento em Barra do Piraí.
Realizado num hotel fazenda da região, o evento contou com ampla programação composta de várias palestras sobre foguetes (projeto, construção e segurança no lançamento), apresentação das 27 equipes participantes de todas as regiões do Brasil, além de duas seções de lançamentos dos foguetes construídos pelas equipes. Houveram também sessões do planetário itinerante, oficina de construção de mini-foguetes movidos a combustível sólido e uma excelente palestra do astronauta brasileiro Marcos Pontes.
Após este intenso fim-de-semana, a equipe do campus retornou com uma medalha de prata, um troféu de vice-campeão e, o mais importante: muito aprendizado e muitas ideias novas. Com o objetivo de repassar aos estudantes tudo o que foi visto e ouvido na Jornada,o professor Fernando já planeja várias atividades para 2017: uma oficina de mini-foguetes, oficinas de foguetes de garrafa pet e, claro, muitos lançamentos de foguetes, envolvendo o maior número possível de estudantes, possivelmente até com a implementação de um projeto de extensão com esta temática. O estudante Guilherme já planeja como implementar as várias boas ideias que aprendeu com outras equipes na sua próxima base de lançamento, de forma a melhorar o alcance de seu foguete e, possivelmente, retornar à jornada de foguetes em 2017. Desta vez, para trazer uma medalha de ouro e o troféu de Campeão.