Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2016 > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

publicado: 20/11/2016 16h25, última modificação: 16/12/2016 00h58

A Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Avançado Conselheiro Lafaiete começou muito bem. O professor Paulo Borges explanou sobre o edital de pesquisa incentivando alunos e professores a participarem do mesmo, logo em seguida, a professora de Artes Marcela Lima demonstrou sua pesquisa sobre o Feminícido na região do Ceará, resultado do seu grupo de pesquisa que coordenou na URCA. A noite, o evento "Imagens, Poesias e Canções" resultado do trabalho de dois projetos de extensão do IFMG - Música (coordenado pelo prof. Paulo Borges) e o de Artes Cênicas (coordenado pela professora Marcela Lima) recebeu alunos, pais e amigos no Centro Cultural Barão do Suaçui. Além disso, o evento contou com o apoio de sempre da nossa Assistente Social Ana Flávia Melilo.

O segundo dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia contou com a presentação do jornal InfoLafaiete pelos professores: Anderson Souto e Filipe Lima, cuja mesa foi coordenada pela prof.ª Melissa Sá. Os alunos debateram sobre informação e mídia no mundo contemporâneo.

O penúltimo dia da nossa Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi um momento foi de mais um debate político com o SINASEFE sob coordenação da Assistente Social Ana Flávia Melillo com a participação dos professores Paulo Borges e Anderson Souto. Direção, professores, funcionários e alunos participaram do debate que girou em torno do atual momento político em nosso país, esclarecendo as dúvidas sobre a nova reforma do ensino médio e a PEC 241.

No último dia tivemos a apresentação da palestra "Alimentação Saudável" proferida pela nutricionista Tatiana Cristina de Faria. Os estudantes participaram atentamente da explanação e fizeram várias perguntas durante o debate, esclarecendo várias duvidas sobre o tema.

Para o Diretor de Pesquisa, Paulo Borges, foi uma experiência inovadora para ciência e tecnologia incluir o tema da alimentação e pesquisas envolvidas nesse processo em nosso país. A Semana Nacional de C&T pode compartilhar e discutir, dentre outras tantas atividades empíricas, como está a alimentação do cidadão e criou mais uma oportunidade de acesso ao conhecimento neste ínterim. No caso de Conselheiro Lafaiete foi um momento de grande importância pois foi a I semana C&T realizada no campus e, a partir do lançamento do edital de pesquisa de iniciação científica júnior, além de atividades culturais e política, plantou uma semente no que tange a pesquisa e inovação da unidade.

Parabenizamos a todos os envolvidos.