Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2016 > 1º colóquio regional sobre inclusão: “pesquisa, escolarização e inserção no mundo do trabalho”

Evento sobre Inclusão realizado pela Área Pedagógica do Campus Avançado Conselheiro Lafaiete
publicado: 20/11/2016 16h25, última modificação: 22/11/2016 09h29

O 1º colóquio regional sobre inclusão: “pesquisa, escolarização e inserção no mundo do trabalho”, só foi possível porque diversas instituições/pessoas comprometidas se uniram. Para esta realização do IFMG se uniram a Reitoria e os campi Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Ouro Branco e Ouro Preto numa ação multicampi, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete e Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete e ainda diversos colaboradores e patrocinadores. A mesa de honra foi presidida pela pró-reitora de ensino profa. Leila Maria Alves de Carvalho, nesta ocasião representando o magnífico reitor do IFMG professor, Kléber Gonçalves Glória, que deu início às palestras, mesas redondas e painéis.

Foram muitos os envolvidos... A busca pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência foi a motivação para toda essa união. Ao sair do campo das ideias os palestrantes, parceiros, patrocinadores, colegas de instituição, diversas instituições organizadas em associações para atendimento da pessoa com deficiência, e todos os mais de 300 presentes, contribuíram para o grande movimento de melhor compreender as necessidades do outro.

Como diz Boaventura de Sousa Santos, em relação a pessoa com deficiência: “temos o direito a sermos iguais quando a diferença nos inferioriza. Temos o direito a sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza”. Foi neste mote que o evento fomentou, a reflexão. Não se pensou em profissionais que listassem respostas ou soluções, mas que talvez, provocassem novas perguntas, novas dúvidas, porque a resposta paralisa, já a pergunta... provoca, e desta forma impulsiona a constante busca pelo entendimento e pelo saber fazer.

Com uma programação intensa, os participantes estiveram presentes nos dias 16 e 17 de setembro de 2016 refletindo sobre temas como: políticas públicas voltadas para a inclusão; características das pessoas com deficiência e superdotação e as implicações educacionais; a formação do professor pesquisador; a aplicação da lei de cotas nas empresas; educação e relações de gênero; uso e desenvolvimento de tecnologias assistivas, dentre outros.

Às 14h, no sábado, chegou-se ao fim, ou melhor dizendo, ao recomeço. Ao voltar para os locais de trabalho há um recomeço, pois, incluir não é apenas colocar dentro da escola ou da empresa a pessoa com deficiência. Essa inclusão a lei até garante. Mas dar condições de permanência, desenvolvimento de todo seu potencial, acesso às tecnologias assistivas, e, ainda, por que não sonhar, livre de preconceitos... essa sim é a luta por uma sociedade realmente inclusiva.

Nesse ideal as pedagogas do IFMG-CL, Andréa e Daniella, que organizaram o evento, desejam que todos levem dos momentos vividos, inspiração para transformar a realidade desse público e realizar a sonhada educação para todos e reforçando nossa missão o IFMG para todos. Plagiando Cláudia Werneck, elas deixam uma pergunta: quem cabe no seu TODOS?