Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2016 > Dois meses de Atividades Culturais
conteúdo

Notícias

Dois meses de Atividades Culturais

Artes Plásticas, Teatro, Música e Literatura marcam atrações de nossa agenda cultural em junho e julho
publicado: 20/11/2016 17h01, última modificação: 21/11/2016 13h24

Apesar da classificação Campus Avançado, segundo a qual nossa quantidade de alunos, professores, funcionários e verba é reduzida, diferentemente de um Campus constituído, o IFMG-CL oferece ensino de qualidade, além de buscar empenhar-se em suas atividades de pesquisa e extensão, tríade dos Institutos Federais.

Nessa última vertente, a unidade tem superado adversidades, destacando-se bastante. A lógica da Extensão é propiciar a inter-relação comunidade externa e interna, por meio de atividades, cursos e projetos. Em 2015, predominou o Projeto Cultura, Esporte e Lazer e, neste ano, os Projetos InFolafaiete e Cine IFMG.

Nosso Campus contará, ainda, com mais quatro projetos de Extensão aprovados: Residências Terapêuticas, Programa de Democratização de Acesso à Cultura Corporal, Música: Educação para Vida Plena e Conheça-te a ti mesmo. Além desses, merecem destaque outras atividades extensionistas que vimos realizando.

Nesse contexto, em junho e julho, a unidade tornou-se palco de variadas atividades culturais que, articuladas, formaram verdadeiras agendas de cultura. Conheça-as.

 

Pinturas muralistas colorem o Campus

 

 Desde 06 de junho, a Prof.ª Marcela Lima (Artes) tem orientado os estudantes dos cursos integrados em atividades de pintura muralista, integrantes do Projeto Pintura Muralista – signos e identidades. O muralismo refere-se a pinturas executadas diretamente sobre a superfície de uma parede ou sobre painéis montados para exposições permanentes. Como fonte de inspiração, os estudantes mantiveram contato com artistas do gênero, como os gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo, Andruchak e outros.

Após um edital, foram reveladas as artes específicas dos alunos, com foco em expressões-imagens caracterizadoras da formação para a diversidade. Os desenhos mais votados por uma comissão foram selecionados para figurar em diversos locais do Campus: fachada de entrada, sala dos professores e biblioteca, por exemplo.

“Os desenhos aprovados no edital foram criações deles mesmos (alunos). Produziram os desenhos a partir dos mundos individuais de suas subjetividades” – informa a Prof.ª Marcela.

“Fiquei feliz pelo meu trabalho ter sido escolhido e, mais ainda, por poder pintar com meus amigos e professores. Foi uma experiência nova para mim, pois nunca pensei em fazer pinturas muralistas. Gostei, e foi muito divertido!” – conta emocionada a aluna Carolyna Castro (2º ano – Eletrotécnica), que estilizou o símbolo característico do IF.

As pinturas ajudam a escrever a história do IF na cidade, ressignificando, de maneira respeitosa, o espaço e a tradição da antiga Escola Técnica Municipal Os Padres do Trabalho, que passou a nos abrigar. A atividade, em andamento no Campus, além de colorir, alegrar e iluminar, constitui-se verdadeira marca identitária de nossos primeiros alunos.

 

Teatro, exposição e música no I Festival de Arte e Cultura


 Ao continuar o primeiro trabalho de teatro do Projeto Cultura, Esporte e Lazer, a Prof.ª Marcela Lima passou a dirigir e a coreografar os ensaios de um grupo de alunos veteranos que adaptavam livremente Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakspeare, com o objetivo de encená-lo em nosso I Festival de Arte e Cultura. Visando a aperfeiçoar a cena teatral dos alunos, preparando-os para a estreia, em 11 de junho, o 

Prof. Márcio Rodrigues (IFSUL) ministrou a oficina Teatro e ação: princípios de atuação, numa manhã muito construtiva e inspiradora. “A oficina proporcionou uma energia completamente diferente para os alunos” – comenta Marcela.

Sobre a importância da oficina para os estudantes, o Prof. Márcio avaliou: “fazer arte tem a ver com mergulhar em si mesmo, conhecer as próprias emoções, os demônios e as luzes que temos dentro de nós. Foi um imenso prazer fazer essa oficina com os alunos de Conselheiro Lafaiete, possibilitando-lhes momentos de investigação de si. Afinal, é sobre isso que o teatro fala: investigar nossas próprias profundezas”.

Em 18 de junho, realizou-se no auditório do Campus o Festival. Teatro, música e exposição literária compuseram o conjunto de atrações do evento, prestigiado por um público repleto de convidados da comunidade externa, de estudantes, professores e técnicos administrativos.

O show musical ficou a cargo dos alunos Júlia Eduarda e Gustavo Tinoco (2º ano) e dos professores Paulo Borges (Geografia) e Melissa Sá (Inglês). Acompanhadas por violão, baixo, guitarra e vocais, canções de sucesso, como “Me adora” (Pitty) e “I’m yours” (Jason Mraz), encantaram o público presente.

Já a exposição literária Utopia e Distopia na ficção contemporânea, coordenada pelo Prof. Anderson Souto (Língua Portuguesa) e organizada pelos alunos do 1º ano, destacou trabalhos de literatura: móbiles compostos por blocos que discutiam processo utópico e distópico em variadas produções ficcionais do cinema à literatura. A iniciativa cativava pelo apelo artístico-visual.

O espetáculo teatral, com a releitura do clássico de Shakespeare, foi o momento mais aguardado da noite. “Participar do teatro foi sinceramente inesquecível. Fazer parte de um grupo empenhado em atuar foi edificante. Nunca vou esquecer o momento em que estávamos todos dentro da sala nos preparando para apresentar... Era como se o medo, a ansiedade e a vergonha fossem divididas e todos trabalhassem para dissipa-la. Foi extremamente gratificante poder ver que o público gostou do espetáculo” – resumiu Milena Bittencourt, aluna do elenco.

Para a diretora da peça, Prof.ª Marcela, o interesse dos alunos em montar a peça, recriar o texto e expor sua veia cômica natural foi o que mais a cativou e a impulsionou a continuar esse trabalho cênico. “Ao vivenciar aquela história, expondo-se em público, no contexto do teatro, os alunos-atores puderam reinventar a si mesmos. Foi uma experiência muito boa: eles puderam se refazer, mesmo travestidos de personagens” - conta.

 

I Feira do Livro e Exposição de trabalhos artísticos

 

 Já em 09 de julho, foi a vez da I Feira do Livro, juntamente com a exposição dos trabalhos artísticos dos discentes, releituras de obras de Andruchak e Beatriz Milhares. Arte e Literatura caminharam juntas no evento, que contou com uma sala de sensações, além de oficinas criatividade no processo de escrita. Os temas abordados foram trabalho artístico, subjetividade, sensibilidade, produção e interpretação dos sentidos.

A organização ficou por conta das docentes Manuella Felicíssimo (Língua Portuguesa), Melissa Sá (Inglês) e Marcela Lima (Artes) e contou com a colaboração da assistente social Ana Flávia e da TAE Andréa de Souza.

No evento, os presentes puderam interagir entre si na sala das sensações, espaço planejado para realizar aguçar a sensibilidade corporal, participaram também de oficinas de escrita criativa comandadas por Marcela e Melissa, escritoras.

As atividades permitiram a troca de experiência entre palestrantes, espaço e público, destacando a importância de despertar a sensibilidade por meio do para a arte.

Parabéns pela iniciativa!

 

Fonte: Projeto de Extensão Jornal InFolafaiete – Conselheiro Lafaiete - MG | junho e julho - 2016 Nº 04