Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2016 > IFMG Lafaiete promove I Colóquio sobre Inclusão

IFMG Lafaiete promove I Colóquio sobre Inclusão

publicado: 20/11/2016 16h37, última modificação: 21/11/2016 13h23

O Campus Lafaiete, representado por Andréa Souza e Daniella Janoni, nossa equipe pedagógica, esteve presente no Simpósio sobre Educação Inclusiva realizado no IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro). O Simpósio, cujo tema foi “A Educação como ferramenta para a Geração de Trabalho e Renda”, ocorreu junho. Dentre os temas, debateram-se a Lei Brasileira de Inclusão, a igualdade e os direitos de pessoas com deficiência, considerando-se, sobretudo, sua inclusão educacional e profissional.

Para nossas representantes, na base de uma escola inclusiva promotora, de fato, de uma educação significativa das pessoas com necessidades específicas, estão direitos fundamentais, como formação intelectual, profissional e tecnológica, respeito a diferenças e fim das barreiras arquitetônicas e comportamentais nos espaços educacionais.

A participação nessa enriquecedora experiência inspirou nossa equipe pedagógica a promover e coordenar o I Colóquio Regional sobre Inclusão: pesquisa, escolarização e inserção no mundo do trabalho, a ser realizado de 16 a 17 de setembro no Centro Cultural da E. E. Narciso de Queirós, em parceria com os Campi do IFMG Ouro Preto, Ouro Branco e Congonhas, bem como órgãos e entidades do município de Conselheiro Lafaiete.

O Colóquio objetiva discutir, de forma integrada, a escolarização técnica, os processos e as políticas de inserção sociolaboral das pessoas com necessidades específicas, bem como fomentar pesquisas na área. Além disso, busca fortalecer as ações do NAPNE dos campi do IFMG de nossa região. “Esta será uma ótima oportunidade de aprendizado e reflexão sobre a efetiva acolhida da pessoa com deficiência nos espaços de direito” – informa Andréa, uma das organizadoras.

O evento contará com a presença de  estudiosos do tema provenientes de variadas instituições do país, como o Instituto Federal de Brasília, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro, a Secretaria de Educação do Distrito Federal, CEFET-MG, dentre outros de nossa região. A programação está sendo concluída. Participem.

Fonte: Projeto de Extensão Jornal InFolafaiete – Conselheiro Lafaiete - MG | junho e julho - 2016 Nº 04