Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2017 > Palestra sobre “Drogas” movimenta o sábado letivo no Campus Avançado Conselheiro Lafaiete

publicado: 29/04/2017 17h51, última modificação: 29/04/2017 17h51

Neste sábado dia 29/04 foi realizado mais um dia letivo como parte do calendário acadêmico de 2017. Os primeiros anos ficaram sob a responsabilidade do prof. Marcos Murta, os alunos assistiram o filme “O Preço do Desafio: a matemática contra as discriminações” como início das atividades preparativas para a Semana de Ciência e Tecnologia que, este ano, abordará o tema: “A Matemática está em tudo”.

Já as turmas dos segundo e terceiros anos, sob a responsabilidade dos professores José Carlos Leandro e Leonardo Pina, tiverem a oportunidade de assistir a palestra “Drogas, o que elas podem fazer com você” ministrada pela palestrante Ildalea Fagundes Santiago Mendes – Orientadora de cursos do SENAC. A atividade foi organizada pelo Prof. José Carlos Leandro que também é Coordenador da área de Extensão.

A palestra abordou questões como: tolerância, (co)dependentes, abstinência – conjunto de reações físicas e emocionais da falta de droga no organismo, os tipos de usuários como os dependente social e usuário predisposto, a classificação das drogas: narcóticos e alucinógenas e como as mesmas afetam o sistema nervoso do usuário nos alertando  para os primeiros sinais gerais de uso e abuso de drogas.

A palestra que teve momentos de socialização e sensibilização entre os alunos com o intuito de abrir o debate, ouvir o cruzamento das vozes provenientes de diferentes experiências e reflexões sobre o tema (palestrante, alunos, professores), termina apontando a fragilidade essencial do humano, na importância de admitir o problema e a própria impotência diante dele, aceitar e buscar ajuda especializada (tratamento adequado) e, o apoio, o carinho da família como fator determinante para a recuperação do dependente químico.

Parabenizamos a todos os envolvidos e agradecemos ao SENAC pela troca e compartilhamento de conhecimento e experiências.

Prof. José Carlos Leandro dá início aos trabalhos apresentando a palestrante Ildalea Fagundes Santiago Mendes do SENAC.

Prof. Leonardo Pina, palestrante Ildalea e Prof. José Carlos Leandro agradecendo pelo excelente trabalho.