Notícias
Professora de Português Reinventa Carta de Caminha em Forma de Twitter
Professora de Língua Portuguesa Viviane Curto produz com os alunos dos cursos do Integrado em Mecânica e Eletrotécnica Tweets criativos recontando a Carta de Caminha. Confira os trabalhos nos links abaixo:
O Twitter do Caminha
Imagine se Pero Vaz de Caminha contasse com os recursos tecnológicos atuais para relatar ao rei de Portugal, D. Manuel, o primeiro contato dos portugueses com o território brasileiro. Com certeza, o famoso relato produzido por ele em 1500 não teria o formato de uma carta e exploraria outras possibilidades que a tecnologia nos oferece hoje.
A partir desse exercício de imaginação, os alunos das turmas do 2º ano de Eletrotécnica e Mecânica recontaram a Carta de Caminha utilizando a rede social Twitter. Em grupos, os estudantes foram responsáveis pela criação de um perfil para o escrivão na rede social em questão e pela adaptação do conteúdo da carta a pequenas postagens de até 140 caracteres. O resultado desse trabalho de leitura e produção textual foram tweets criativos e divertidos que procuraram retratar os principais fatos e momentos citados no texto de Caminha, segundo a visão do escrivão europeu. Confira algumas dessas produções, clicando nos links a seguir.
Eletrotécnica
Grupo: Ana Luiza, Ana Vitória, Gabriela e Yasmim
https://twitter.com/pepecaminha_?s=09
Grupo: Álvaro Augusto, Bárbara Anne, Danielle Fernanda e Eduardo Gabriel
https://twitter.com/peronacaminha?s=08
Grupo: João Paulo, Matheus Barbosa, Pedro Paulo e Tiago Emanuel.
Mecânica
Grupo: Fabrício, Vinicius Giarola, João Pedro e Luiz Felipe
https://twitter.com/Perodefiguinha
Grupo: Gabriel Augusto, Júlia Bavuso, Luiz Fernando, Pedro Costa, Rafael Garcia