Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2020 > Pelo resgate de um dívida que ainda não conseguimos pagar
 PELO RESGATE DE UM DÍVIDA QUE AINDA NÃO CONSEGUIMOS PAGAR
conteúdo

Notícias

Pelo resgate de um dívida que ainda não conseguimos pagar

Programação cultural, palestras, rodas de conversa e ações formativas fortalecem o debate e motivam a construção de novas histórias de crescimento entre negros dentro e fora do IFMG
publicado: 21/11/2020 17h09, última modificação: 21/11/2020 20h53
 PELO RESGATE DE UM DÍVIDA QUE AINDA NÃO CONSEGUIMOS PAGAR

“Fui criada e educada por meus tios, tias e minha avó, pois minha mãe faleceu quando eu tinha quatro anos e só fui conhecer meu pai seis anos atrás. Minhas tias trabalharam por muito tempo em escola, duas como auxiliar em serviços gerais e outras duas como professoras – uma de português e outra da educação infantil. Assim, elas motivaram tanto a mim quanto aos meus primos a estudar”.

Esse é só um trecho do depoimento da servidora negra Giséle Aparecida Viana, do Campus Congonhas, que aos 16 anos trabalhou pelo rotativo de rua e como office-boy junto à guarda-mirim de Ponte Nova. Vários anos depois, após a graduação e o mestrado em instituições públicas, ela tornou-se técnica em Assuntos Educacionais do IFMG e atualmente é coordenadora pedagógica.

É para motivar a construção de muito mais histórias como essa e fomentar o debate sobre o tema que o Instituto comemora, por meio de eventos e discussões online, o Dia da Consciência Negra (confira abaixo). Além das ações promovidas pelas unidades, o grupo IF Negro, iniciativa multicampi constituída por servidores, também preparou um evento para os próximos dias.

O campus Conselheiro Lafaiete também participa deste debate por meio dos projetos de extensão Intervalo Cultural e grupo de dança, com postagens no Instagram culturaifmgclA ideia é provocar reflexões sobre o tema com o protagonismo dos alunos. Além disso, o Projeto de extensão Cineclube dá dicas e discute filmes relacionados à negritude no Instagram cineclubeif

Confira as programações e participe:

Betim: A V Semana da Consciência Negra do Campus Betim é aberta a toda comunidade, de forma gratuita. A programação inclui Oficina de Hip Hop, palestra sobre a luta contra o racismo, mitos africanos, encontro temático do Clube do Livro e apresentação de Slam. Acesse aqui

Congonhas - Na II Série de Encontros Reflexões sobre a Consciência Negra, vários projetos de extensão se unem para abordar o tema ao longo do mês. A programação conta com discussão baseada em filmes, literatura e música. Confira.

Governador Valadares - A Semana da Consciência Negra ocorre nos dias 18 e 20 de novembro, com duas rodas de conversa. A primeira traz representantes de coletivos da cidade relacionados a juventude negra; enquanto na segunda o debate será conduzido por servidores do campus que possuem trabalhos sobre o tema. Veja aqui.

Ipatinga: O campus se une ao Coletivo Aya Sankofa e ao IFPR - Campus União da Vitória para promover, durante todo o mês de novembro, II Novembro Negro, discutindo cultura e representatividade do povo negro. Leia mais.

Piumhi: A II Semana da Diversidade e da Consciência Negra , de 16 a 20 de novembro, debate aspectos relacionados a juventude negra, religião, discurso racista e resistência. Informe-se.

Ouro Preto: As atividades da Agenda de Enfrentamento da pandemia da Covid-19 do campus, no mês de novembro, estão voltadas para a temática das relações étnico-raciais, a exemplo da live "Teatro Experimental do Negro: construção identitária nas artes da presença". Também são realizadas lives com a participação de especialistas para debater a temas relacionados, como "A história da África e da diáspora: escravidão, liberdade e cidadania", além de atividades culturais.

São João Evangelista: O campus traz a roda de conversa Trajetórias acadêmicas dos Negros do IFMG: relatos de experiências, na qual estudantes e servidores negros do IFMG darão depoimentos sobre sua trajetória acadêmica como negro. O evento será realizado no dia 19, às 19h30. Participe.

Sabará: Sessões de filmes comentadas, torneio de xadrez, além de posts especiais nas redes e homenagem a artistas negros compõem a programação no campus. Acesse.

IF Negro:
IFMG Presente: Trajetória e experiências de docentes negros no IFMG
Data: 26/11, às 19h
Local: IFMG Play

Palestra: Religião e Cultura Negra como forma de resistência
Data: 27/11, às 19h
Local: Youtube do IF Negro

Curso: Educação das Relações Étnico-Raciais
Data: 30/11 e 01/12, às 19h
Local: Youtube do IF Negro