Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2020 > Projeto promoverá encontros virtuais entre Institutos Federais do Brasil

Projeto promoverá encontros virtuais entre Institutos Federais do Brasil

publicado: 29/05/2020 14h16, última modificação: 29/05/2020 14h16

intercambio_cultural_site.jpgConhecer o impacto que a educação nos Institutos Federais provoca na rotina dos estudantes e como essa formação profissional e tecnológica transforma a vida deles por meio do conhecimento. Com esse objetivo, o Campus Ibirité iniciou um projeto de extensão que vai promover um intercâmbio cultural entre Institutos Federais do Brasil. A ação, idealizada pela professora Mônica Lana da Paz, foi iniciada neste mês e agora será ampliada para todos os campi do IFMG.

Com a realização de um grande encontro virtual, a comunidade acadêmica vai ter, ao longo de duas horas, oportunidade de compartilhar suas histórias, relatar experiências e trocar ideias sobre iniciativas diversas de suas instituições. As atividades serão realizadas através do programa Google Meet, cujo link de acesso será disponibilizado para a participação de professores, alunos e gestão dos campi. De acordo com Mônica Lana, “o projeto é aberto para a troca de experiências escolares que envolvam a pluralidade cultural, a manifestação e a valorização das diferenças”. Podem participar estudantes dos cursos técnicos, da graduação e também ex-alunos. Na videoconferência, há disponibilidade de 250 participações.

“Ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre a sua escola de uma perspectiva cultural e social nos traz elementos importantes para entender sobre a construção da identidade institucional dos Institutos Federais. O desenvolvimento desse projeto é uma oportunidade para que alunos do IFMG possam conhecer e estabelecer conexões com alunos de diversas regiões do Brasil. É também uma oportunidade para que os estudantes reescrevam suas experiências sob uma perspectiva emancipatória”, afirma Mônica.

Segundo ela, o contato com outros docentes e a troca de informações foi o que possibilitou a ligação com instituições de outras regiões do país para viabilizar o projeto. O primeiro encontro, realizado em formato piloto, ocorreu no dia 19 de maio e envolveu 42 participantes do Campus Ibirité e do Campus Rio Branco, do Instituto Federal do Acre (IFAC). “Espero que minha experiência possa motivá-los a serem cada dia mais compromissados em plantar sementes do bem! Foi muito gratificante perceber o quanto os IF’s fazem a diferença”, declarou a professora do IFAC, Elisabet Alfonso.

Durante a conferência, o docente Morane Almeida de Oliveira compartilhou experiências sobre a perspectiva do seu trabalho voltado para as escolas indígenas, mais especificamente no trabalho com a matemática básica na região sudoeste da Amazônia. Essa ação resultou no desenvolvimento de um livro já publicado. Representantes do IFAC também destacaram a relevância de ações no Campus Ibirité, como o grupo de estudo "Carolinas: mulheres e suas interseccionalidades", idealizado e coordenado pela professora Juliana Silva Santos.

O docente do Acre, Paulo José dos Santos Pereira, fez uma avaliação do intercâmbio virtual. “Ouvir sobre as atividades e as ações que o IFMG vem desenvolvendo é gratificante. Pudemos ver o compromisso do diretor-geral com o projeto e a instituição. As professoras ficaram maravilhadas com o grupo Carolinas, as poesias recitadas no início da reunião serviram de bálsamo para nossos corações inquietos pela situação que vivemos”, relatou. “Tenho certeza que todos ficaram bastantes animados e, quem sabe, podemos mais na frente fazer outras parcerias e outros encontros como esses. O Acre está de portas abertas para recebê-los quando desejarem nos visitar”, complementou.

Intitulado “Intercâmbio Cultural entre os Institutos Federais: qual é a sua ‘cara’?”, o projeto de extensão será conduzido de maneira que professores e alunos de diferentes campi, em regiões distintas do Brasil, narrem suas histórias. O segundo encontro, aberto à toda a comunidade acadêmica do IFMG, será com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e está marcado para esta quarta-feira, 27 de maio, às 14h, neste endereço https://meet.google.com/ktj-nbzv-zya

Confira o cronograma dos eventos já marcados para intercâmbios entre Institutos Federais: