Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Notícias 2017 > Professora de Português Reinventa Carta de Caminha em Forma de Twitter
conteúdo

Notícias

Professora de Português Reinventa Carta de Caminha em Forma de Twitter

Professora de Língua Portuguesa Viviane Curto produz com os alunos dos cursos do Integrado em Mecânica e Eletrotécnica Tweets criativos recontando a Carta de Caminha. Confira os trabalhos nos links abaixo:

publicado: 22/06/2017 13h24, última modificação: 22/06/2017 13h24

O Twitter do Caminha

Imagine se Pero Vaz de Caminha contasse com os recursos tecnológicos atuais para relatar ao rei de Portugal, D. Manuel, o primeiro contato dos portugueses com o território brasileiro. Com certeza, o famoso relato produzido por ele em 1500 não teria o formato de uma carta e exploraria outras possibilidades que a tecnologia nos oferece hoje.

A partir desse exercício de imaginação, os alunos das turmas do 2º ano de Eletrotécnica e Mecânica recontaram a Carta de Caminha utilizando a rede social Twitter. Em grupos, os estudantes foram responsáveis pela criação de um perfil para o escrivão na rede social em questão e pela adaptação do conteúdo da carta a pequenas postagens de até 140 caracteres. O resultado desse trabalho de leitura e produção textual foram tweets criativos e divertidos que procuraram retratar os principais fatos e momentos citados no texto de Caminha, segundo a visão do escrivão europeu. Confira algumas dessas produções, clicando nos links a seguir.

Eletrotécnica

Grupo: Ana Luiza, Ana Vitória, Gabriela e Yasmim

https://twitter.com/pepecaminha_?s=09

Grupo: Álvaro Augusto, Bárbara Anne, Danielle Fernanda e Eduardo Gabriel

https://twitter.com/peronacaminha?s=08

Grupo: João Paulo, Matheus Barbosa, Pedro Paulo e Tiago Emanuel.

https://twitter.com/P3R0V4Z

Mecânica

Grupo: Fabrício, Vinicius Giarola, João Pedro e Luiz Felipe

https://twitter.com/Perodefiguinha

Grupo: Gabriel Augusto, Júlia Bavuso, Luiz Fernando, Pedro Costa, Rafael Garcia

https://twitter.com/Utaldoperovazz