Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Superior > Engenharia Ambiental e Sanitária > Perfil Profissional/Mercado
conteúdo

Perfil Profissional/Mercado

por Ronaldo Fernandes Roque publicado 30/08/2022 13h30, última modificação 05/05/2023 20h56

Descrição básica do curso e perfil do profissional:
O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária fornece aos discentes o conhecimento e as habilidades necessárias para resolução dos problemas ambientais associados à administração, gestão ambiental, uso sustentável dos recursos, monitoramento e mitigação de impactos ambientais, controle de poluição, realização de diagnóstico, elaboração e coordenação de projetos de saneamento básico e de obras sanitárias.

O que é?
É o ramo da engenharia que visa garantir a implantação do conceito de desenvolvimento sustentável nos diversos setores da economia garantindo a adoção de medidas preventivas e de controle da poluição, além de garantir o cumprimento do direito ao acesso à água e aos serviços de saneamento básico, tão deficientes no Brasil.

Onde trabalhar?
Em órgãos públicos federais, estaduais e municipais, indústrias, empresas de consultoria e instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento.

O que se estuda no curso?
O curso contempla o ciclo básico de engenharia com disciplinas de cálculo, matemática, física, química e informática. Na sequência, são oferecidas matérias específicas e profissionalizantes da área ambiental e sanitária, como gestão ambiental, saneamento ambiental, recuperação de áreas degradadas, geotecnia, estruturas de concreto, sistemas de drenagem e de tratamento de efluentes, dentre outras.