Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Certificação Enem
conteúdo

Notícias

Certificação Enem

publicado: 12/03/2020 15h58, última modificação: 30/07/2020 19h31

COMUNICADO - Atendimento SUSPENSO por tempo indeterminado

A Coordenadoria de Controle e Registro Acadêmico do IFMG – Campus Governador Valadares comunica que, a partir do dia 19/03/2020, estão suspensos por tempo indeterminado os atendimentos referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), tanto para solicitação quanto para retirada de certificados e declarações. 

A decisão é regulamentada pela portaria nº 358 de 17 de março de 2020 que, em seu artigo 2º suspendeu , preventivamente, a partir do dia 18/03/2020, as aulas presenciais e o atendimento ao público, também presencial, no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, por tempo indeterminado.  A decisão é mais uma das medidas adotadas pela instituição para coibir a proliferação do novo coronavírus, causador da Covid-19.

-----------------------------------

EDITAL PARA CERTIFICAÇÃO DE CONCLUSÃO E DECLARAÇÃO PARCIAL COM BASE NO ENEM

O processo de inscrição para certificação de conclusão do Ensino Médio ou declaração parcial de proficiência com base no Enem é regido, no IFMG, pelo edital nº 155/2014 (que substitui o edital nº 81/2014). As solicitações podem ser encaminhadas, via setor de protocolo, à Coordenação de Registro e Controle Acadêmico dos campi abaixo relacionados, em dias úteis, e nas localidades e horários informados no edital, em qualquer época do ano. Não haverá cobrança de taxas.

O participante do Enem interessado em obter a certificação ou a declaração deverá atender aos seguintes requisitos:
a)      indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
b)      possuir no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
c)       atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
d)      atingir o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na redação.

Obs: A partir da RETIFICAÇÃO da Portaria Inep nº 179, de 28 de abril de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 22 de julho de 2014, o participante do Enem interessado em obter a declaração parcial de proficiência nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias deverá atingir, em cada uma delas, o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos. Para obter a declaração parcial de proficiência na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias deverá atingir o mínimo de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na prova objetiva e o mínimo de 500 (quinhentos) pontos na prova de redação. Em ambos os casos, os participantes deverão atender aos requisitos previstos nas alíneas “a” e “b”.

A solicitação deverá ser protocolada com a seguinte documentação em fotocópia, juntamente com os documentos originais para autenticação, ou devidamente autenticada em cartório:
a)      Extrato de desempenho do estudante no Enem;
b)      Certidão de nascimento ou casamento;
c)       Carteira de identidade (ou carteira de motorista);
d)      Título de eleitor com comprovante de quitação respectiva (para maiores de 18 anos);
e)      Certificado militar (para homens maiores de 18 anos);
f)       Cadastro de Pessoa Física - CPF;
g)      Uma foto 3x4 colorida, recente; e
h)      Comprovante de residência.

Além disso, é necessário a apresentação do Formulário de Solicitação preenchido e assinado.

O documento será entregue em, no máximo, 30 (trinta) dias após ter sido protocolada a solicitação, devendo ser retirado no mesmo campus em que foi realizada a solicitação.

Informações completas podem ser obtidas no edital (acesse aqui).

Leia mais: 
Informações Gerais sobre Certificação Enem -  Portal do Inep/MEC
Portarias dos Certificados via Enem

Acesse abaixo a relação de certificados e declarações de proficiência disponíveis para retirada: