Histórico
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais (IFMG) é composto por 18 câmpus, instalados em regiões estratégicas do Estado de Minas Gerais e vinculados a uma reitoria, sediada em Belo Horizonte. São eles: Bambuí, Betim, Congonhas, Coronel Fabriciano (em implantação), Formiga, Governador Valadares, Ibirité (em implantação), Ipatinga (em implantação), Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova (em implantação), Pitangui (em implantação), Piumhi (em implantação), Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, São João Evangelista e Sete Lagoas (em implantação), além de unidades conveniadas em diversos municípios do Estado. A Instituição também mantém polos de ensino a distância nos municípios de Belo Horizonte, Betim, Ouro Preto (distrito de Cachoeira do Campo) e Piumhi.
O IFMG é uma autarquia formada pela incorporação da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, dos Centros Federais de Educação Tecnológica de Bambuí e de Ouro Preto e suas respectivas Unidades de Ensino Descentralizadas de Formiga e Congonhas.
A nova instituição está entre as 38 criadas no país pela Lei nº 11.892, sancionada em 29 de dezembro de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Instalados em regiões estratégicas do estado, os campi do IFMG estão vinculados a uma reitoria, que tem sede em Belo Horizonte.
São disponibilizados mais de 60 cursos, divididos entre as modalidades de Formação Inicial e Continuada, Ensino Técnico (integrado ao Ensino Médio, Concomitante, Subsequente e Educação de Jovens e Adultos), Ensino Superior (Bacharelado, Licenciatura e Tecnologia) e Pós-Graduação Lato Sensu. São promovidas também parcerias entre o IFMG e outras instituições de Ensino Superior para a realização de programas de Mestrado e Doutorado Interinstitucional (Minter e Dinter).
Hoje, o IFMG possui aproximadamente oito mil alunos matriculados nas unidades distribuídas em Minas Gerais (fonte: Simec).
Com a criação dos 38 Institutos Federais no país, a previsão é que seja destinada metade das vagas para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, para dar ao jovem uma possibilidade de formação já nessa etapa de ensino. Na educação superior, há destaque para os cursos de engenharia e bacharelados tecnológicos (30% das vagas). Outros 20% estão reservados para licenciaturas em ciências da natureza.
Além do IFMG, outros quatro Institutos Federais e um Cefet compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Estado.
Governador Valadares
No dia 9 de outubro de 2009, foi lançada a pedra fundamental do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) em Governador Valadares, a primeira instituição de ensino pública federal instalada na cidade. Situada no Leste do Estado de Minas Gerais e localizada na meso-região do Vale do Rio Doce, Governador Valadares ou A Princesa do Vale, como também é conhecida, foi fundada em 1938. A cidade conta atualmente com uma população aproximada de 263.594 habitantes (Fonte: IBGE/2010).
O primeiro vestibular para o campus foi realizado em dezembro de 2009 e foram oferecidos dois cursos superiores: Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Ambiental, e o curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho. As aulas começaram no dia 26 de abril de 2010, com Aula Magna Inaugural ministrada pelo reitor do IFMG, Prof. Dr. Caio Mário Bueno Silva. O evento marcou oficialmente o nascimento acadêmico do campus de Governador Valadares e o início das aulas.
De abril de 2010 até outubro do mesmo ano, o campus funcionou no Pólo UAB – Pólo de Apoio Presencial de Educação à Distância de Governador Valadares, situada na Rua 7 de Setembro, nº 2479, Centro. De outubro de 2010 a março de 2012, as atividades do campus funcionaram no prédio da Fadivale, situada na Rua Dom Pedro II, 244, Centro.
No dia 26 de março de 2012, estudantes e servidores iniciaram as atividades na sede própria e no 25 de maio de 2012, o campus foi inaugurado. A sede própria fica localizada na Avenida Minas Gerais, nº 5.189, Bairro Ouro Verde. O prédio apresenta 28 salas de aulas e laboratórios; prédio administrativo, com auditório e biblioteca.
Atualmente, o campus Governador Valadares oferece os seguintes cursos:
* Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente;
* Curso Técnico Integrado em Segurança do Trabalho;
* Curso Técnico Integrado em Edificações;
* Cursos Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho;
* Engenharia Ambiental e Sanitária;
* Engenharia Civil;
* Engenharia de Produção;
* Tecnologia em Gestão Ambiental;
* Especialização lato sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho.