Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capacitação em Libras contribui para inclusão da comunidade surda

Capacitação em Libras contribui para inclusão da comunidade surda

Ofertado gratuitamente à comunidade pelo IFMG - Campus Governador Valadares, o curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) contou com a participação de 32 alunos, a maioria profissionais da rede pública de educação
publicado: 17/07/2018 18h36, última modificação: 18/07/2018 10h51

Apesar da vasta experiência como profissional da educação acumulada desde 1993, a professora Silvana Silva viu a necessidade de voltar à sala de aula, mas desta vez como aluna para aprender a língua materna da comunidade surda, a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Juntamente com outros 32 colegas, ela concluiu, no dia 12 de julho, o Curso Básico em Língua Brasileira de Sinais (Libras), ofertado de fevereiro a julho deste ano pelo IFMG - Campus Governador.

Confira fotos no Flickr do Campus

Silvana conta porque se interessou pela capacitação. “No ano passado tive um aluno surdo, que também apresentava deficiência intelectual. Não conseguia me comunicar com ele. À época fiz algumas pesquisas pra tentar aprender sozinha, mas só conseguia falar palavras soltas. Após o curso, já consigo dialogar com ele, entendê-lo e passar aquilo que eu quero. Essa oportunidade do IFMG me ajudou muito, muito mesmo. Além do mais, eu não teria condição financeira para arcar com um curso desses em uma escola particular”, garante.

A incapacidade de compreender pedidos simples de um garotinho de 5 anos foi um dos motivos que levou o monitor Alex Souza, de 20 anos, a ingressar no curso. “Foi bem complicado interagir em sala de aula com um aluno surdo. Ele pedia para beber água ou mesmo ir ao banheiro e muitas vezes eu não entendia”, conta. O jovem, que também atua em movimentos culturais da cidade, vislumbra ampliar a participação social da comunidade surda. “É importante aprendermos Libras para incluirmos as pessoas surdas nos diversos espaços da sociedade. Muitas estão tentando ainda se descobrir, construir suas vidas, realizar seus sonhos, e também merecem garantir seus direitos”, defende.

Assim como Silvana, Alex disse sempre ter tido interesse em aprender Libras, mas o elevado custo dos cursos particulares era o grande empecilho. “Desde 2016 eu tento ingressar num curso desse; só que a mensalidade é bem alta. Trabalho e ainda ajudo em casa; então, me manter e ainda pagar um curso é bem complicado”.

Balanço

A intérprete de Libras do IFMG-GV, Vanessa Reis, que acompanhou a professora surda Heloísa Flausino, responsável pelas aulas do curso, se diz satisfeita com a oportunidade de ensinar o segundo idioma oficial do Brasil que possui cerca de 9,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Ela ressalta ainda o feedback positivo dos participantes. “Foi gratificante poder difundir uma língua usada por uma comunidade minoritária. A tranquilidade da professora Heloísa ao ensinar também contribuiu bastante para o aprendizado dos alunos. Muitos nos relataram que querem buscar novos conhecimentos e se aprofundarem na Língua Brasileira de Sinais. Alguns mencionaram até que desejam cursar Licenciatura em Letras Libras. Também nos alegra saber que querem aumentar a visitação à Asugov (Associação dos Surdos de Governador Valadares) para ampliarem seus léxicos comunicacionais”.

Quem também demonstra satisfação com a primeira edição do curso de Libras é o coordenador de Extensão do IFMG-GV, Virgílio Resende. “Quando abrimos o curso no 2º semestre de 2017, foram 550 inscrições para, inicialmente, 30 vagas. Essa grande procura motivou a abertura de uma nova turma, já naquele período, ofertando mais 30 vagas. Essa constatação nos levou a preparar mais um curso na área, que será oferecido à comunidade no segundo semestre de 2018”.

Virgílio ressalta a aproximação com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), em especial com a equipe do Polo UAB/GV, como outro ponto bastante positivo. “O município nos deu um suporte fundamental. É importante destacar que o curso foi viabilizado através da parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED). A realização das atividades presenciais no Polo foi também um elemento muito importante pelo fato de estar localizado na região central da cidade, o que facilita o acesso dos participantes, principalmente para aqueles que são trabalhadores, perfil da maioria dos estudantes do curso”.

Próxima edição

O processo seletivo para a formação da segunda turma do Curso de Libras Básico do IFMG-GV foi lançado no dia 05 de julho de 2018. Cinquenta vagas foram ofertadas. Ao todo, inscreveram-se 599 pessoas dos mais diversos perfis profissionais. O curso tem carga horária de 160 horas, sendo as atividades presenciais ministradas no Polo UAB/GV, sempre no período noturno.