Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colação de grau remota reúne formandos de cursos técnico e superior
conteúdo

Notícias

Colação de grau remota reúne formandos de cursos técnico e superior

Solenidade conjunta das turmas dos cursos de Engenharia de Produção e Técnico em Segurança do Trabalho (Subsequente) ocorreu de forma virtual pelo Google Meet, com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook.
por Comunicação publicado: 23/10/2020 12h39, última modificação: 24/10/2020 19h33

A pandemia impôs restrições e provocou inúmeras transformações na vida de todos. E na rotina acadêmica não foi diferente. Mas com a ajuda da tecnologia, a colação de grau, um dos momentos mais esperado pelos estudantes, pode ser realizada na noite da última quinta-feira, dia 22 de outubro, por meio da plataforma Google Meet.

Ao todo, 26 estudantes – sete do curso superior em Engenharia de Produção e 19 do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho – proferiram com entusiasmo seus juramentos profissionais e receberam a outorga de grau concedida pelo diretor Geral Substituto do IFMG – Campus Governador Valadares, professor Tonimar Domiciano Arrighi Senra.

A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube e também pela página no Facebook do Campus. Clique aqui para assistir ao vídeo

Confira a seguir trechos dos discursos e homenagens proferidas durante a solenidade

Nossa vitória é o resultado merecido de nosso esforço e dos que nos apoiaram. Obstáculos, dificuldades e apertos tivemos, mas, o mais importante é que estamos aqui. (...) Passamos por grandes adversidades, vencemos barreiras, superamos obstáculos, mas estamos hoje aqui, provando que somos capazes, que fizemos por merecer, que nada nos foi dado de graça, e que aqui estamos para receber nosso certificado de formatura com muita satisfação e orgulho. Força guerreiros!!! A luta está apenas começando!” (Idalina Cecilia Mafra Viggiano, oradora da turma de Engenharia de Produção)

Ajam com sabedoria, ética, lealdade e justiça. Sejam íntegros e prudentes, sejam pessoas exemplares. Sejam líderes, estudem a todo momento. E lembrem-se: resiliência sempre, perseverança sempre; o verbo desistir não existe em nosso vocabulário. O sol nasce para todos, mas a sombra é para poucos; façam por merecê-la, conquistem-na.” (Prof. Heitor Cardoso de Brito, paraninfo da turma de Engenharia de Produção)

Agradeço em nome dos formandos a todos os professores que nos acolheram; formamos uma família. Com certeza cada formando hoje vai levar um pedacinho de cada professor pro resto de suas vidas, a empatia, risadas, humildade, ética, os ensinamentos, sempre nos dando base para prosperar em nossos caminhos. Nosso muito obrigado!” (Indyanara Ribeiro de Freitas, oradora da turma do Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho)

Ao receber o convite para ser paraninfa dessa turma, apenas uma palavra me veio à mente: responsabilidade. Por aqueles que cativei e pelo que vocês aprenderam comigo. Mas acreditem, é o tipo de responsabilidade que me fez crescer como pessoa e professora. Quis o momento atual que não nos encontrássemos mais na sala de aula. Senti falta da voz de vocês, de ver a expressão facial de quando não entendiam nada. Senti falta de ver a carinha de felicidade ao tirar uma nota boa na prova, e estou sentindo falta do abraço de despedida e felicitações. (...) Tenham perseverança para que os obstáculos sejam superados. Tenham fé e deem o melhor de si. Esse não é o ponto de chegada, é o ponto de partida. Continuarei na caminhada ao lado de vocês caso me permitirem.” (Profa. Maria Terezinha Silva Neta, paraninfa da turma do Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho)

Queremos agradecer a cada docente, por toda a colaboração na construção de conhecimento e pela paciência durante toda a graduação. Em especial gostaríamos de demonstrar nossa gratidão ao professor Heitor Cardoso, sempre o teremos com muita admiração e verdadeiro apreço, pois seu conhecimento foi transmitido de uma maneira singular. Seus ensinamentos foram muito além dos conteúdos presentes na grade curricular, tivemos um aprendizado importante para a vida. Você sempre demonstrou ser um profissional de extremo respeito, e acima de tudo um ser humano admirável.” (Thiago Viana Carvalho, em homenagem da turma de Engenharia de Produção ao prof. Heitor Cardoso de Brito)

Sucesso se alcança através do talento, determinação e trabalho duro. Você contribui para o bom funcionamento da instituição, permitindo assim que os projetos sejam realizados e pelo espírito de união e sorriso no rosto todos os dias. Obrigado!” (Leonardo Ribeiro dos Santos, em homenagem da turma de Engenharia de Produção ao técnico de laboratório Jaider Taveira)

Você tem uma missão belíssima, e faz parte não apenas da nossa formação profissional, mas também da nossa formação humana. Muitas das coisas importantes que aprendemos com você são valores humanos, e a ética que vamos levar para a nossa profissão e também para o nosso dia a dia. (...) A sua missão vai muito além da missão de um professor, você é um verdadeiro mestre. Você soube despertar a nossa admiração de um modo único, e se tornou uma inspiração para nós”. (Fabiana Maia Aranha, em homenagem da turma do Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho à profa. Letícia Efrem Natividade de Oliveira)

Chegamos ao final de mais uma etapa de nossas vidas, e somos VENCEDORES! Essa vitória não foi fácil, e só foi possível porque estivemos cercados de simplicidades... Receba o nosso agradecimento!” (Tiago Rodrigues de Jesus, em homenagem da turma do Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho ao pedagogo Marcelo Augusto dos Anjos Martins)

Este evento hoje é um marco na história do IFMG – Campus Governador Valadares, pois é a primeira vez que está sendo realizada uma cerimônia de colação de grau conjunta ocorrendo totalmente de modo virtual.É um marco importante porque demonstra que não existem barreiras ou empecilhos para que a Educação ocorra. Quando temos alunos e instituição buscando um mesmo fim, que é a educação, toda e qualquer dificuldade, até mesmo uma pandemia mundial, é superada. Então, sintam-se vencedores e vencedoras, pois mesmo diante de tantas dificuldades a vontade e o desejo de buscarem uma formação e uma qualificação profissional perseverou. Esperamos que vocês possam continuar se empenhando e se dedicando aos seus sonhos e objetivos com toda vontade e gana que têm demonstrado até agora. Que vocês façam a diferença na vida das suas famílias, dos seus amigos e da comunidade em que vivem.” (Prof. Tonimar Domiciano Arrighi Senra, saudação e mensagem de encerramento da cerimônia)

Além dos professores citados acima, participaram da sessão remota de colação de grau a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, profa Thalita Rabelo Almeida dos Santos, a coordenadora do curso Técnico em Segurança do Trabalho, profª Graciela Santos Joana Ferreira de Oliveira, e a patrona do curso de Engenharia de Produção, profª Tatielle Menolli Longhini. A condução do cerimonial foi feita pelo pedagogo Marcelo Martins.

O IFMG - Campus Governador Valadares se orgulha de tê-los como alunos(as) e deseja a todos(as) muita felicidade e sucesso na caminhada profissional que se inicia.