Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos on-line e gratuitos ofertados na área de ensino e metodologias ativas

Cursos on-line e gratuitos ofertados na área de ensino e metodologias ativas

Conheça novas ferramentas para trabalhar na aplicação e distribuição de conteúdos didáticos. Capacitações podem ser feitas por qualquer pessoa por meio da Plataforma +IFMG.
publicado: 06/03/2023 10h49, última modificação: 06/03/2023 10h49

A Plataforma +IFMG oferece gratuitamente seis cursos para profissionais que queiram trabalhar na aplicação e distribuição de conteúdos didáticos. Professores que desejam melhorar as competências nas metodologias ativas, incentivando os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa podem conhecer novas ferramentas em cursos on-line gratuitos.

As seguintes capacitações estão disponíveis: “Metodologias ativas em sala de aula: novas estratégias para velhos problemas”; “Formação docente em metodologias ativas: práticas de ensino e aprendizagem criativas”; “Práticas de ensino: pensamento utópico, utopia e distopia em sala de aula”; “Ensino e Aprendizagem: teorias, métodos e avaliação”; “Meios multissemióticos e ensino: buscando estratégias para sala de aula”; e “Metodologias de ensino: mapa conceitual e aprendizagem significativa”.

Os cursos têm carga horária entre 30 e 40 horas e não há pré-requisitos para se inscrever. O conteúdo programático pode ser consultado na própria plataforma, na seção Educação. A certificação é emitida pela Pró-reitoria de Extensão do IFMG. Confira mais informações:

Metodologias ativas em sala de aula: novas estratégias para velhos problemas | clique aqui

Este curso foca nos usuários que desejam compreender o contexto educacional do século XXI e promover as metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O conteúdo aborda temas como metodologias ativas e o contexto educacional do século XXI, métodos e recursos para uma educação inovadora, sala de aula invertida, gamificação, aprendizagem baseada em problemas e projetos, design thinking na educação.

Formação docente em metodologias ativas: práticas de ensino e aprendizagem criativas | clique aqui

As aulas têm como objetivo propor a reflexão sobre as metodologias ativas como instrumento de ensino e aprendizagem. Dentro do curso os temas abordados são: pressupostos teóricos das metodologias ativas, reflexão sobre as mudanças dos paradigmas tradicional e interacionista, o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem e uso das tecnologias digitais.

Práticas de ensino: pensamento utópico, utopia e distopia em sala de aula | clique aqui

O curso visa oferecer ferramentas para o uso das narrativas utópicas e distópicas em sala de aula. O conteúdo aborda temas como conceitos básicos dos estudos utópicos, análise de narrativas utópicas e distópicas e construção de roteiro de uso das atividades que utilizam narrativas utópicas e distópicas em sala de aula.

Ensino e Aprendizagem: teorias, métodos e avaliação | clique aqui

As aulas são destinadas a professores e estudantes que desejam melhorar a compreensão de diferentes teorias, métodos, estratégias e avaliações do processo de ensino. O curso aborda temas como introdução dos aspectos inerentes do ensino e aprendizagem, teorias de ensino e aprendizagem, estratégias e métodos de ensino, metodologias ativas, tecnologias na educação e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem.

Meios multissemióticos e ensino: buscando estratégias para sala de aula | clique aqui

O curso tem como objetivo trabalhar conceitos da contribuição da semiótica através dos meios multissemióticos para o ensino de modo geral. O conteúdo apresentado nas aulas é: semiótica e multiletramentos, meios multissemióticos, contribuição do audiovisual, estratégias para o uso de recursos audiovisuais, tecnologia como multimeio e estratégias para o uso de recursos tecnológicos.

Metodologias de ensino: mapa conceitual e aprendizagem significativa | clique aqui

Visa ao aprimoramento dos mapas mentais conceituais como ferramenta do processo de ensino e aprendizagem. Durante as aulas, serão analisados a estrutura cognitiva, aprendizagem significativa e mecânica, o que são mapas conceituais, teoria de aprendizagem significativa em um mapa mental, mapa conceitual como material metodológico, mapa mental como organizador prévio e mapa mental como instrumento de estudo.

O que é a plataforma +IFMG?

É um ambiente de capacitação profissional a distância, com mais de 36 mil pessoas cadastradas de todos os estados do Brasil. Com a finalidade de incentivar a qualificação do público externo e o aperfeiçoamento da expertise institucional em EaD, atualmente a plataforma conta cerca de 100 cursos em oferta, nas mais diversas áreas.

Conheça a plataforma e inscreva-se!

Fonte: Portal IFMG

registrado em: