Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ex-aluno de Engenharia de Produção conquista aprovação em mestrado da Unifei

Ex-aluno de Engenharia de Produção conquista aprovação em mestrado da Unifei

No IFMG, Lucas Gomes foi tutor de diversas disciplinas, voluntário em ações de extensão, e bolsista em um projeto de pesquisa em Portugal
por Comunicação publicado: 05/03/2021 09h26, última modificação: 05/03/2021 11h35

O IFMG - Campus Governador Valadares celebra a conquista acadêmica de mais um ex-aluno do curso de Engenharia de Produção, Lucas Gomes Pereira. O egresso foi recentemente aprovado no programa de mestrado em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) - Campus Itajubá. Pela classificação alcançada obteve uma bolsa de estudos.

“Participei de dois processos seletivos de mestrado acadêmico da Unifei, sendo aprovado em ambos. Optei pelo Mestrado Acadêmico Industrial (MAI), modalidade em que o estudante desenvolve um projeto específico em parceria com uma empresa. Atuarei no projeto ‘Estudo Compreensivo do Transporte Rodoviário de Cargas Brasileiro’, que tem como empresa parceira a TruckPad Tecnologia e Logística e o CNPq como agência de fomento”, explica o egresso.

Durante a graduação Lucas se dedicou com afinco aos estudos e buscou construir um currículo diferenciado. Foi tutor das disciplinas de estatística e cálculo e voluntário em um projeto de extensão voltado à produção de sabão ecológico a partir de óleo de cozinha.

Outro destaque foi a atuação como bolsista no projeto de pesquisa "Segurança do trabalho em máquinas e equipamentos: Uma análise comparativa entre Brasil e Portugal", pelo programa Internacionaliza IFMG, em 2018. Parte do estudo foi desenvolvido no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), situado na cidade do Porto, em Portugal, onde Lucas morou por cinco meses, tendo suas despesas custeadas pelo IFMG. Lá, também participou, com uma equipe formada por outros cinco intercambistas, da 2ª edição do IdeaChef , uma competição de soluções inovadoras realizado pelo núcleo ISEP.START, sendo sua equipe vencedora do desafio.

Lucas destaca a relevância que o IFMG teve em sua vida acadêmica, o suporte dos docentes e as oportunidades que teve no Instituto. “Gostaria de agradecer, principalmente, aos professores Guido Pantuza, Heitor Cardoso, Débora Nascimento e Djalma Rangel [atualmente no IFPE] que me deram todo o apoio durante o processo. Foi no Instituto que me apaixonei pelo curso de Engenharia de Produção; viajei e publiquei diversos artigos científicos em eventos de engenharia pelo Brasil (Campo Mourão/PR, Catalão/GO, Juiz de Fora/MG, Alagoinhas/BA). Tenho um sentimento muito forte pelo IFMG por ter tido tantas oportunidades e conquistas nessa instituição”.

O IFMG-GV orgulha-se da trajetória do egresso e deseja sucesso em sua caminhada acadêmica e profissional.