Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para o ENEM 2023
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas para o ENEM 2023

O IFMG utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação para o ingresso nos seus cursos superiores.
publicado: 05/06/2023 16h53, última modificação: 05/06/2023 16h58

Já estão abertas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Os interessados devem acessar a página do INEP (clique aqui) e se inscrever até o dia 16 de junho. 

A taxa de inscrição é de R$85 que pode ser paga em diversas modalidades: boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Aqueles que desejam pagar em Pix devem acessar o QR Code que consta no boleto. 

O Inep ressalta que os candidatos devem informar o CPF e a data de nascimento (iguais aos cadastrados na Receita Federal) no ato da inscrição. Quem optar pelo uso do nome social e o tiver cadastrado na base da Receita não precisará enviar nenhum tipo de documentação complementar – uma novidade desta edição. 

Login - Para realizar a inscrição e os demais procedimentos, os interessados devem utilizar o login único da plataforma Gov.br. No caso de não lembrar a senha cadastrada, é possível recuperá-la. Basta entrar na página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”. Feito isso, aparecerão diversas formas de recuperar a conta. O participante, então, deve selecionar uma das alternativas.

IMPORTANTE: As provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o Brasil. 

Ingresso no IFMG

Desde 2017, o IFMG adotou o Enem como forma de ingresso aos cursos superiores ofertados pela instituição. Os interessados devem prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, já que a nota obtida será utilizada como critério de classificação.

Aqueles que já prestaram o Enem em outras ocasiões também poderão aproveitar a maior nota obtida no prazo de três anos anteriores ao processo seletivo.

Uma vez realizado o Exame, os candidatos continuarão tendo duas possibilidades de ingresso: pela inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Governo Federal, ou pelo processo seletivo próprio do IFMG. Entretanto, as duas modalidades passarão a considerar a nota obtida no Enem.

Clique Aqui | Edital ENEM 2023

Clique Aqui | Inscrições ENEM 2023

  

Clique Aqui | Acesse a página de orientações do Enem

Clique Aqui | Página de perguntas frequentes do Enem

Fonte: Portal IFMG