Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Técnico > Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio
conteúdo

Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio

por alex.andrade publicado 03/05/2016 15h54, última modificação 22/10/2021 10h39
 Eletro-Eletrônica
  
 

O IFMG campus Ipatinga oferece, desde 2019, o curso de Educação Profissional Técnica em Automação Industrial integrada ao Ensino Médio.

Esta modalidade é destinada aos alunos que já tenham concluído o ensino fundamental.

Turno: Integral

Duração: 3 anos

Vagas: 40

Ingresso: Vestibular anual ou transferência segundo normas previstas no regulamento de ensino

Modalidade: Presencial

Tempo de integralização: mínimo de 3 e máximo de 6 anos para conclusão do curso.

Carga horária total: 3205 horas

 

Apresentação

O curso oferece a formação técnica em Automação Industrial integrada à formação de Nível Médio, ampliando a capacidade do estudante de ação e reflexão crítica sobre o mundo em que vive, por meio da formação profissional em uma perspectiva cidadã, criando condições para o ingresso no mundo do trabalho e/ou para a continuidade dos estudos na universidade.

 

Perfil Profissional e competências

 O técnico em Automação Industrial formado pelo IFMG campus Ipatinga será dotado de uma formação humana e profissional sustentadas no desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos presentes no Eixo Tecnológico “Controle e Processos Industriais”, que abrange tecnologias associadas aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos.

 

Campo de Atuação

O profissional técnico em Automação Industrial, formado pelo IFMG - campus  Avançado Ipatinga - será um profissional com ampla formação humana geral, além de dotado de uma formação técnica que lhe permitirá atuar em sociedade com visão crítica, espírito criativo e empreendedor, capaz de desenvolver atividades inerentes a sua área de formação. Assim, este profissional formado pelo IFMG - campus Avançado Ipatinga, estará apto a: realizar integração de sistemas de automação; empregar programas de computação e redes industriais no controle da produção; propor, planejar e executar instalação de equipamentos automatizados e sistemas robotizados; realizar manutenção em sistemas de automação industrial; realizar medições, testes e calibrações de equipamentos elétricos. Deverá estar apto a executar procedimentos de controle de qualidade e gestão.

O técnico em Automação Industrial pode atuar em diversos segmentos industriais, tais como indústrias siderúrgicas, petroquímicas, automobilísticas, alimentícias, de energia, celulose, naval, aeronáutica, metalúrgica e do setor eletrônico. 

Bem como, em laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa. E, ainda, em empresas integradoras e prestadoras de serviços. 

 

Documentos

 PPC do Curso

Matriz Curricular

Regulamento de Ensino do IFMG

Regulamento Disciplinar Discente

 

Coordenação

 Coordenadora: Marlizete Franco da Silva

E-mail: