Você está aqui: Página Inicial > Núcleo Docente Estruturante - Engenharia Elétrica
conteúdo

Notícias

Núcleo Docente Estruturante - Engenharia Elétrica

publicado: 15/09/2020 12h10, última modificação: 18/12/2023 14h17

Núcleo Docente Estruturante (NDE) tem função consultiva, propositiva e de assessoramento sobre matérias de natureza acadêmica e atua como corresponsável pela elaboração, implementação, atualização e consolidação dos Projetos Pedagógicos dos cursos.

Conforme a Resolução CONAES nº 01 de 17 de junho de 2010 e a Resolução do IFMG nº 18 de 02 de março de 2011, o NDE de um curso de graduação constitui-se de um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas de acompanhamento, atuante nos processos de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso. O Parecer CONAES nº 4 de 17 de junho 2010 diz que o NDE é um bom indicador da qualidade do curso e um elemento de diferenciação quanto ao comprometimento da instituição com o bom padrão acadêmico.

A Instrução Normativa do IFMG nº 3 de 11 de abril de 2018 estabelece normas para a constituição, atribuições e funcionamento do NDE, devendo ser constituído por membros do corpo docente do curso e que exerçam liderança acadêmica no âmbito do mesmo, percebida na produção de conhecimentos na área, no desenvolvimento do ensino, em outras dimensões entendidas como importantes pela instituição, e que atuem sobre o desenvolvimento do curso.

Além disso, o NDE realiza estudos e atualização periódica, verificando o impacto do sistema de avaliação de aprendizagem na formação do estudante e analisando a adequação do perfil do egresso, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e as novas demandas do mundo do trabalho.

 

Núcleo Docente Estruturante

Portaria IFMG Ipatinga nº 49 de 10 de julho de 2020

Prof. Gustavo Rafael de Souza Reis (Presidente)
Prof. Alex de Andrade Fernandes
Prof.ª Isabela Araújo Fioravante
Prof. Márcio Takeshi Sugawara
Prof. Ronaldo Guimarães

 

Agenda das reuniões ordinárias 2023

  • 19 de maio
  • 14 de junho
  • 20 de setembro
  • 22 de novembro

 

Atas das reuniões

registrado em: