Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ipatinga alcançou o 1º lugar em Eficiência Acadêmica entre as instituições da RFEPCT em Minas Gerais

publicado: 26/06/2020 17h29, última modificação: 26/06/2020 17h30

O Campus Avançado Ipatinga obteve 1º lugar no Índice de Eficiência Acadêmica entre as instituições no estado de Minas Gerais, divulgado no último dia 17 na Plataforma Nilo Peçanha, que reúne os dados de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia - RFEPCT do país. Os dados analisados são referentes ao ano de 2019 e foram coletados em 653 unidades, tendo como referência 10.889 cursos e 1.023.303 discentes matriculados.

O Índice de Eficiência Acadêmica é obtido a partir do número de discentes que concluíram os estudos, os que abandonaram os cursos e os que ficaram retidos. O Campus Ipatinga atingiu o índice de 89,5%, sendo o melhor índice de Minas Gerais e o segundo melhor da região Sudeste. Cabe ressaltar que o índice do IFMG no geral foi de 64,2%, acima do índice estadual que foi de 52,4%.

A posição alcançada no Índice de Eficiência Acadêmica é reconhecida pelos pais dos alunos, Pâmela Endringer, ex-aluna do campus, formada no curso técnico subsequente em Segurança do Trabalho e mãe de um aluno, relata a sua percepção ao estudar na instituição e sua satisfação ao ver o seu filho trilhar o mesmo caminho: “Foram meses de muitos aprendizados, afinal o corpo docente além de extremamente competente, demonstrava humanidade e interesse em cada conquista alcançada por seus alunos, respeitando a história, dificuldades e potencialidades de cada um. E, conhecendo o perfil educacional do IFMG, não medi esforços para incentivar meu filho para se preparar e disputar uma vaga no Instituto. Foi emocionante receber a notícia e ver a convocação para a realização da matrícula, afinal tinha certeza que meu filho estaria iniciando sua formação no ensino Médio em uma Instituição que experimentei do comprometimento de toda equipe com a formação não apenas profissional, mas humana de cada indivíduo que por ali passar. Por isso, muito obrigada a toda equipe do Instituto Federal de Minas Gerais”.

Os estudantes também receberam a notícia com muito entusiasmo. “Estudar no campus Ipatinga, para mim foi a melhor escolha.  Ressalto a qualidade de ensino, pois os professores têm um papel fundamental que é a persistência no ensino e o apoio em tudo. Além disso, o IFMG proporciona para os alunos assistência para continuarem estudando”, afirma a aluna Letícia Corrêa do 5º período do curso de graduação em Engenharia Elétrica. A aluna Lizandra Abelha do 2º ano do curso técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio, complementa que “com um corpo docente altamente qualificado, o IFMG possui um alto padrão de ensino, cativante e inspirador. Com grandes ensinamentos e experiências o Instituto me prepara não somente para o mercado de trabalho, mas para a vida”.

Para a direção do Campus este resultado deve ser comemorado por toda comunidade acadêmica, docentes, técnicos administrativos e alunos, sendo motivo de muito orgulho. Isso é reflexo do trabalho desenvolvido por todos no campus ao longo dos anos com a oferta de cursos nas diferentes modalidades de ensino e níveis, indo desde cursos de formação inicial e continuada, passando pelos cursos técnicos e graduação. Alex de Andrade Fernandes ainda destaca o papel transformador que o IFMG Campus Ipatinga exerce nas vidas de seus alunos e familiares, uma vez que, a instituição oferta uma formação ampla, humanizada e altamente especializada, qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

Acesse aqui a Plataforma Nilo Peçanha

registrado em: