Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora e estudantes do campus apresentam trabalhos na 2ª LiTE no CEFET Timóteo

publicado: 05/08/2019 17h27, última modificação: 13/08/2019 14h38

No dia 6 de julho de 2019, a professora Verônica Lopes e os estudantes Davina Flávia, Felipe Couto e Túlio Freitas, do curso superior em Engenharia Elétrica do campus Ipatinga, apresentaram trabalhos acadêmicos na 2ª LiTE – Jornada de Linguagens, Tecnologia e Ensino, realizada no CEFET – MG campus Timóteo.

O trabalho intitulado Projeto “O Cálculo além da sala de aula”: relato de uma experiência é fruto de um projeto de ensino desenvolvido no segundo semestre de 2018 com a turma do segundo período de Engenharia Elétrica, o qual teve como participantes ativos os três alunos. Na opinião do grupo, a participação em eventos como este contribui para a formação acadêmica e profissional, a partir da discussão e do compartilhamento de conhecimentos e práticas dos atores envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, visando a qualidade do trabalho escolar e a formação de
profissionais competentes.

A aluna Davina destaca que “A participação na 2° LiTe foi de extrema contribuição para o nosso crescimento pessoal, uma vez que com a apresentação dos resultados dos projetos desenvolvemos também o aspecto comunicativo, além do crescimento enquanto instituição que foi apresentada como produtora de conhecimento e de novas ideias para a área de ensino. Assim, classifico essa participação como uma oportunidade ímpar que foi muito bem aproveitada”.

O grupo, que já teve o resumo do trabalho publicado no Livro de Resumos do 2º LiTE, pretende ainda publicar um artigo científico no segundo semestre desse ano. É de grande importância o envolvimento dos estudantes em atividades extraclasse como projetos de pesquisa, extensão, eventos acadêmicos, entre outras, pois abrem portas para o crescimento acadêmico e profissional!

A professora Verônica também apresentou o trabalho Análise do Objeto de Aprendizagem “Geometria da Cidade” na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa, compartilhando parte de uma pesquisa realizada com um grupo de professores de Matemática em um processo de formação continuada. O trabalho descreveu uma atividade de Matemática sobre o uso de Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa, a fim de instigar os docentes a refletirem sobre uma nova maneira de ensinar. Em sua conclusão, apresentou as contribuições para o professor de Matemática relativas às aprendizagens e às mudanças, advindas de um processo de formação continuada.

Fonte: Comunicação Ipatinga

registrado em: