Você está aqui: Página Inicial > Ensino > Conteúdos de Páginas | Ensino > Direção de Ensino
conteúdo

Direção de Ensino

por IFMG Campus Itabirito publicado 06/03/2018 16h21, última modificação 09/12/2021 14h11

Diretoria de Ensino

Diretor de Ensino: Bruno da Silva Rossi

E-mail: densino.itabirito@ifmg.edu.br

Telefone: (31) 3561-1269 (Ramal 6)

 

A Diretoria de Ensino é o setor responsável pela gestão e gerenciamento de todos os elementos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem no contexto da Instituição. Cabe a ela zelar pelo correto exercício das políticas de ensino, bem como atuar na elaboração de normas e regulamentos que adequem a legislação vigente (nacional e institucional) à realidade específica do campus. Também é de competência do setor o acompanhamento pedagógico e disciplinar dos discentes, em qualquer nível de ensino, seja na graduação ou no ensino técnico. Além disso, a Diretoria de Ensino é responsável também pela organização da dinâmica dos processos seletivos, do registro e controle acadêmico, das políticas de inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, da Assistência Estudantil e do Programa Institucional de Monitoria e Tutoria.

 

No IFMG- Campus Avançado Itabirito, a Diretoria de Ensino funciona segundo o seguinte organograma:

 

O núcleo de Registro e Controle Acadêmico e Educacional (RCAE) é uma fusão do NAE (Núcleo de Apoio Educacional) com o setor de Registro e Controle Acadêmico (RCA). Ele é responsável pela organização e registro das matrículas; pelo acompanhamento da dinâmica escolar no que se refere aos registros de notas, frequência, planos de aula e planos de ensino; pela Assistência Estudantil e pelo apoio educacional e pedagógico aos discentes.

As Coordenações de Curso têm como função realizar atividades como reuniões com os docentes, discentes, funcionários, direção e parceiros; supervisionar a frequência de docentes e discentes; supervisionar o registro das notas no sistema acadêmico; reavaliar sistematicamente os procedimentos acadêmicos e administrativos do curso; representar o curso mediante as diversas instituições; divulgar o curso, promovendo a sua articulação com outras instituições cujo interesse possa ser comum; orientar, apoiar e acompanhar os docentes no processo de elaboração do programa de ensino, numa perspectiva interdisciplinar; promover e facilitar a integração com as demais coordenações de curso. Além disso, cabe também à coordenação de curso a presidência do Colegiado de Curso.

O Núcleo de Apoio às Pessoas Com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE), na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, surgiu por meio do Programa TecNep (Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) que está ligado à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC. Tal programa visa a inserção e o atendimento dos alunos com necessidades educacionais específicas nos cursos de nível básico, técnico e tecnológico nas Instituições Federais de Ensino, em parceria com os sistemas estaduais e municipais. No IFMG -Campus Avançado Itabirito o NAPNEE foi instituído através da Portaria nº 15/2016. O NAPNEE tem como missão Articular pessoas e instituições, buscando desenvolver ações de inclusão, envolvendo técnicos administrativos em educação, docentes, profissionais contratados, discentes, pais e a comunidade externa em geral. Dessa forma, o Núcleo pretende implantar a cultura da "educação para a convivência" e a aceitação da diversidade, buscando principalmente a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais.

A Biblioteca “Jarbas Nazareth de Souza” tem como objetivo proporcionar à Comunidade Acadêmica (Discentes, Docentes, Técnicos Administrativos, Funcionários Terceirizados, Bolsistas e Estagiários) acesso a materiais e informações bibliográficas, preferencialmente relativos à disciplinas que compõem os cursos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Avançado Itabirito, às atividades de pesquisa e extensão e áreas afins, além de garantir instalações condizentes e propícias para sua utilização e também para estudo.

Regimento Disciplinar Discente

Regulamento de Ensino dos Cursos Técnicos do IFMG - Resolução 046/2018

Regulamento de Ensino dos Cursos de Graduação do IFMG - Resolução 047/2018

Avaliação Professores 2018