Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Campus Ouro Branco
conteúdo

Campus Ouro Branco

por lawrence.andrade publicado 19/08/2016 15h06, última modificação 04/08/2023 14h25

Campus Ouro Branco teve suas atividades letivas iniciadas no 1° semestre de 2011. Em seu primeiro processo seletivo, ofereceu à comunidade vagas em cursos técnicos presenciais na modalidade subsequente nas áreas de Metalurgia e Administração[1]. Em dezembro de 2012, na 2ª fase de expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica, a Unidade evoluiu para Campus, ampliando a possibilidade de ofertas de cursos em outras modalidades, como ensino médio (técnico-integrado), graduação e pós-graduação. Já em 2012 deu início ao curso de Licenciatura em Computação. Em 2013, passou a ofertar cursos técnicos integrados em Administração, Informática e Metalurgia, além de mais dois novos cursos de graduação, bacharelados em Administração e em Engenharia Metalúrgica. No início de 2014 teve início o curso de pós-graduação em Educação Especial com Ênfase em Libras [1]. Em 2015 foram iniciados os cursos técnicos subsequentes de Soldagem e Administração na modalidade à distância [1]. Em 2017 foram inaugurados os cursos de graduação de Licenciatura em Pedagogia e bacharelado em Sistemas de Informação. No segundo semestre de 2018 o campus ofertará o Mestrado em Educação Profissional. No formato de rede, o campus foi o escolhido dentro de todo o IFMG para sediar o programa promovido pelo ProfEPT.

Atualmente o campus conta com cerca de 1000 alunos nas modalidades presenciais e tem desenvolvido inúmeros projetos de pesquisa e extensão. Também somos responsáveis por vários polos do Pronatec presentes em cidades da região.

Em termos de infraestrutura, o Campus conta atualmente com duas unidades situadas na rua Afonso Sardinha, em fase final de conclusão da construção do prédio do bloco didático que dispõe de salas de aulas, laboratórios e gabinetes de professores, e na rua José Gespacher.

Ultrapassando 1.200 inscritos para o exame de seleção do primeiro semestre de 2018, o Campus Ouro Branco representa hoje papel importante na oferta de educação gratuita e de qualidade na região do Alto Paraopeba. 



[1] Cursos já encerrados